quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Bootcamp Jovens Empreendedores na Escola Secundária de Amarante


 O Bootcamp Jovens Empreendedores decorreu na Escola Secundária de Amarante nos dias 6 e 7 de fevereiro, com a participação de 29 alunos, com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos.
 A atividade foi desenvolvida e orientada por três mentoras: Ana Luísa, coordenadora do projeto Jovens Empreendedores e duas estudantes de Serviço Social, a estagiarem na Câmara Municipal de Amarante.
 Esta atividade contou com a presença de alguns convidados especiais:
  • Empreendedorismo: Pedro Fonseca – Sete Sentidos;
  • Modelo de negócios: Sónia Cunha – SolConsulting;
  • Comunicação: Tiago Ferreira – InvestAmarante.
 Estes testemunhos tiveram um impacto muito importante no bootcamp pela partilha da experiência entre os jovens empreendedores e os técnicos, assumindo-se como casos reais da viabilidade de uma ideia.
 Foram trabalhadas seis ideias de negócio ao longo dos dois dias, em grupos de cerca de cinco elementos:
  • CABA – Comida, Abrigo, Bebida, Animal;
  • Ajuda os sem-abrigo;
  • Baby feeder;
  • Save the sea;
  • African dream;
  • PPC – Protege-te, Previne-te, Cuida-te.
 O júri foi constituído pelo Eng.º Fernando Sampaio, Diretor da Escola Secundária de Amarante, Dr. Rui Pedroto, Presidente da Comissão Executiva da Fundação Manuel António da Mota e Sr. João Pedro Pinheiro, Presidente da Associação Empresarial de Amarante.
 Por deliberação do júri foi atribuído o primeiro prémio ao projeto PPC – Previne-te, Protege-te, Cuida-te.
 Todos os alunos participantes estão de parabéns pelo empenho e dinamismo demonstrado nas diversas atividades desenvolvidas ao longo destes dois dias.


 



 

 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Alunos da ESA eleitos para a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens


 A Escola Secundária de Amarante participou nos dias 18 e 19 de fevereiro na Sessão Distrital do Parlamento de Jovens, em Vila Nova de Gaia. Nesta atividade, na qual estiveram presentes cerca de 180 alunos, oriundos de 62 escolas secundárias e instituições de ensino privadas do distrito do Porto, os alunos Rúben Cunha, Nuno Zabumba e Afonso Costa, brilharam pelas suas qualidades discursivas e interpessoais, tendo sido eleitos para integrar as 5 escolas que irão representar o círculo do Porto na Assembleia da República, em maio. 
 Os nossos alunos estão de parabéns pela sua postura e dedicação!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Alunos da ESA participam no Programa Parlamento dos Jovens


 A Escola Secundária de Amarante, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, participa, no presente ano letivo, no programa Parlamento dos Jovens. Este programa é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário e que culmina com a realização de duas sessões nacionais no parlamento. Tem como objetivos principais incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e politica; dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República; desenvolver as capacidades de argumentação na defesa de ideias com respeito pelos valores de tolerância e apreço da vontade da maioria e, sobretudo, sublinhar a importância da contribuição dos jovens para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo. 
 Este ano o tema proposto foi alterações climáticas – reverter o aquecimento global. Nesse âmbito, realizou-se no dia 21 de janeiro, de tarde, no auditório desta escola, o debate da Sessão Escolar, que contou com a presença do senhor deputado da Assembleia da República, Hugo Carvalho e com o senhor vereador da educação da Câmara Municipal de Amarante, António Ribeiro. Durante o debate as quatro listas representadas pelos alunos Afonso Costa (10º CLH1), Evandra Carvalho (10º CLH1), Nuno Zabumba (12º CT2) e Rúben Cunha (11º CT3) apresentaram as suas medidas para ajudar a colmatar este problema. Após as eleições e sessão escolar foram escolhidos para representar a escola os alunos Nuno Zabumba e Rúben Cunha, que irão estar presentes na sessão distrital nos dias dezoito e dezanove de fevereiro.

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Professoras da ESA estiveram em Tuam e Limerick, na Irlanda, no âmbito do projeto Erasmus+ KA2 Measuring With Maths


 As professoras Daniela Amorim, Goreti Morais, Laura Pinheiro e Manuela Cunha da Escola Secundária de Amarante estiveram em Tuam e Limerick, na Irlanda, de vinte e três a vinte e seis de outubro, para representarem Portugal no projeto internacional Erasmus+ KA2 Measuring With Maths. As docentes estiveram presentes em várias reuniões de trabalho, com mais doze docentes representantes dos outros países parceiros (Irlanda, Espanha e Dinamarca). Nestas reuniões fez-se um balanço de todas as atividades desenvolvidas até ao momento no âmbito deste projeto e delinearam-se as estratégias e atividades a implementar no corrente ano letivo.
 As docentes visitaram as instalações de duas escolas irlandesas: St. Patrick’s Primary School em Tuam e Scoil Losagáin em Limerick, onde puderam recolher informações sobre o sistema de ensino irlandês e assistir a aulas de matemática e de inglês ministradas por colegas do país anfitrião. As docentes tiveram a oportunidade de observar as boas práticas destas escolas relativamente ao ensino da matemática, nomeadamente o recurso aos Chrome books e à robótica, como se pode ver nas imagens.
 As docentes consideraram, de forma unânime, esta mobilidade uma experiência muito gratificante tanto a nível profissional como pessoal.


terça-feira, 19 de junho de 2018

II Encontro transnacional do projeto Erasmus+ MWM - Measuring With Maths na ESA

 Nos dias oito e nove de maio ocorreu o segundo encontro transnacional relativo ao projeto europeu Erasmus+ Measuring with Maths na Escola Secundária de Amarante. A ESA recebeu catorze professores, quatro deles diretores de instituições de ensino, oriundos de quatro escolas europeias: Esbjerg (Dinamarca), Limerick e Tuam (Irlanda) e Almansa (Espanha). Durante este encontro realizaram-se sessões de trabalho com a apresentação das atividades desenvolvidas nas cinco escolas para implementação deste projeto, cujos objetivos principais são a partilha de boas práticas no âmbito das metodologias usadas no ensino da matemática e consequente melhoria nos resultados dos alunos nesta disciplina. Na Escola Secundária de Amarante este projeto envolve vários docentes e cinco turmas, duas de sétimo ano (7º A e 7º B) e três de décimo ano (10º CT3, 10º CT4 e 10º CLH2). Os docentes tiveram a oportunidade de contactar diretamente com as turmas envolvidas, de observar uma aula de matemática e de participar ainda em diversas atividades culturais, como a visita ao Museu Amadeo de Souza Cardoso e centro histórico de Amarante e ainda conhecer o Alto Douro Vinhateiro, considerado património mundial da humanidade.
 Tratou-se, por conseguinte, de uma experiência muito enriquecedora, e também de uma boa oportunidade para revelar as boas práticas da Escola Secundária de Amarante e dar a conhecer os encantos da nossa cidade. De referir que este projeto está incluído no plano de desenvolvimento europeu da nossa escola.

 Vídeo facultado pela delegação espanhola (Colegio Príncipe de Asturias) registando alguns momentos do encontro transnacional na ESA:

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Olimpíadas Portuguesas de Biologia 2018


 Foram divulgados os resultados da 2ª eliminatória das Olimpíadas Portuguesas de Biologia - 2018, que decorreu no dia 21 de março (ver classificação).
 Esta escola tem um aluno entre os primeiros classificados de 9º ano. Trata-se do aluno Manuel Luís de Sousa Barros Pereira. Muitos parabéns ao aluno e a todos os restantes que participaram com empenho nesta iniciativa.
 O aluno premiado, seus familiares e seus professores serão convidados a estarem presentes na cerimónia de Entrega de Prémios, que terá lugar no Auditório José Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, (Alameda dos Oceanos - Lisboa), no próximo dia 19 de Maio de 2018, pelas 15:00h.

Equipa de juvenis da ESA apurada para a final nacional do torneio de tag-rugby


 Como fruto do crescimento do rugby nas escolas, a Federação Portuguesa de Rugby (FPR) acordou com a Coordenação Nacional do Desporto Escolar dar continuidade ao programa “Tag-Rugby na Escola”, que está enquadrado nos projetos complementares do Desporto Escolar (atividade interna).
 O programa tem como principal objetivo divulgar e promover a modalidade no meio escolar, em sintonia com as finalidades e orientações do Desporto Escolar/ME. Procurará também estabelecer a ligação entre as escolas e os clubes e orientar alunos/atletas para a prática do rugby.
 Na passada sexta-feira, dia 4 de maio, a nossa escola participou, com 3 equipas, no torneio regional de tag-rugby, que englobou as CLDE do Tâmega, CLDE do Porto e CLDE de Entre o Douro e Vouga.
 A equipa de juvenis (alunos(as) do 10ºCT4) ficou apurada para a fase final nacional, a realizar no dia 17 de maio, em Viseu, onde irão representar a nossa escola. As restantes equipas tiveram uma prestação exemplar, chegando às finais dos grupos onde competiram, tendo demonstrado sempre um enorme fair play, dentro e fora de campo.
 A todos e todas que fizeram deste torneio mais uma celebração do espirito desportivo da nossa escola, os nossos sinceros parabéns!
 Os professores responsáveis pelo projeto,
 Bruno Teixeira e Joana Costa.

segunda-feira, 26 de março de 2018

Alunos da ESA eleitos para a Sessão Nacional do Parlamentos dos Jovens


 A Escola Secundária de Amarante participou recentemente na Sessão Distrital do Parlamento de Jovens, em Vila Nova de Gaia. Num encontro que juntou cerca de 50 escolas do distrito do Porto, os alunos Bárbara Osório, Angélica Ferreira e Gonçalo Ferreira, destacaram-se pelas suas qualidades argumentativas e interpessoais, e foram eleitos, em primeiro lugar, para integrar as 5 escolas que irão representar o círculo do Porto na Assembleia da República, em Maio. Um feito notável já que estes 3 jovens foram eleitos pelos seus pares, num conjunto de cerca de 150 alunos, oriundos de escolas secundárias e instituições privadas de ensino.
 O Parlamento de Jovens é um projeto organizado pela Assembleia da República e visa aproximar os jovens da reflexão política através da discussão de temas atuais de interesse para a sociedade civil. Composto por etapas escolares e distritais, o projeto culmina com a Sessão Nacional, na Assembleia da República, onde os jovens selecionados em todos os distritos irão debater o tema “Igualdade de Género” com os deputados da Assembleia responsáveis pelo projeto.

quarta-feira, 21 de março de 2018

Escola Secundária de Amarante recebeu encerramento do Roadshow P_80


 A Escola Secundária de Amarante recebeu, no passado dia 8 de março, a Sessão de Encerramento do Roadshow P_80, projeto que promove a Educação Ambiental e Cívica , a nível nacional, junto dos jovens. 
 Esta iniciativa foi promovida, a nível da escola, pelo professor Bruno Teixeira, de Educação Física, e envolveu todas a turmas do 10º ano dos cursos científico-humanísticos, as turmas do primeiro ano dos cursos profissionais, assim como um grupo de alunos do 8ºano, participantes no programa Eco-escolas, totalizando cerca de 300 alunos. 

 Além da direção da nossa escola, representada pela subdiretora Jacinta Barros, e dos organismos promotores do Projeto_80, a cerimónia contou com a participação do secretário de Estado da Educação, João Costa, do presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Gaspar, do vereador da Educação da Câmara Municipal de Amarante, António Ribeiro, da representante do Secretário de Estado do Ambiente, Cátia Rosas, de representantes da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, da Quercus, da Agência Nacional do Ambiente e do Instituto Português do Desporto e Juventude. 

 Sob o lema “Ocupa o teu lugar na História”, o Projeto_80 assume-se como uma ferramenta estratégica para a concretização das principais medidas preconizadas na Estratégia Nacional de Educação Ambiental e na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, que convergem para a formação dos alunos como cidadãos participativos, iniciando o caminho do exercício da cidadania ao longo da vida. 
 Este Roadshow de âmbito nacional visitou 18 distritos, onde foram apresentados aproximadamente 300 projetos e iniciativas na dinâmica Fixe Tank, uma incubadora onde os jovens partilham e constroem as suas ideias e possíveis negócios na área da sustentabilidade em conjunto com o júri do Projeto_80. A nossa escola teve um número record neste Roadshow nacional, com a apresentação de 16 propostas. 

 Terminado o Roadshow_P80, os candidatos têm agora até 31 de maio para apresentar e submeter as suas candidaturas em www.projeto80.pt candidatando-se automaticamente à oportunidade de serem finalistas na categoria “Iniciativa Jovem – Projeto 80” do Green Project Awards Portugal 2018. 
 Parafraseando o Sr. secretário de Estado da Educação “Queremos jovens que estão bem acordados, despertos para os problemas e que mudem o mundo”. 
 A par desta atividade do P_80, nos dias 8 e 9 de março, a Resinorte instalou na escola, em dois espaços distintos, 2 planetários onde foram realizadas sessões de vídeo imersivas (projeção a 360°), como forma de sensibilização para a importância da reciclagem e do desenvolvimento sustentável. No primeiro dia, recebemos a visita das escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Amarante e do Colégio de S. Gonçalo. No segundo dia, foram exibidas sessões para os alunos das turmas envolvidas no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) da nossa escola.

Notícia no jornal "A Verdade"
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segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Plano Nacional de Cinema da ESA viaja até aos Açores


 A Coordenadora do Plano Nacional de Cinema da nossa escola, Elsa Cerqueira, foi convidada a participar no “Encontro REDA #7: O Cinema e a Escola” na Casa da Cultura da ilha Terceira, Açores.
 Da responsabilidade da Direção Regional, da Equipa REDA e do Presidente do Cineclube, o encontro, realizado no dia vinte de janeiro, constituiu uma “CineViagem” onde se falou de Cinema na Escola. De Escola no Cinema. De professores cinéfilos ou simplesmente cinéfilos.
 Que privilégio a ESA ter sido convidada a partilhar as suas práticas no âmbito do Plano Nacional de Cinema.
 Este encontro contou com a participação da Coordenadora do Plano Nacional de Cinema, Dra. Elsa Mendes, da Dra. Paula Cotter Cabral (DRE), do Dr. Carlos Bessa (Museu de Angra do Heroísmo e Cineclube Ilha Terceira) e do Dr. Paulo Matos (Professor e elemento da Equipa REDA).
 A ESA agradece este convite.

domingo, 17 de dezembro de 2017

Flexibilidade e Autonomia Curricular


 Cerca de 220 escolas no país, entre as quais se encontra a Escola Secundária de Amarante, decidiram implementar, no corrente ano letivo, o “Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular” (PAFC). Este projeto inovador é, nas palavras do Secretário de Estado da Educação, Dr. João Costa, um “instrumento para explorar formas diferentes de organizar os tempos escolares, possibilitando trabalho de diferenciação pedagógica, de natureza interdisciplinar, desenvolvimento de projetos, aprofundamento dos conhecimentos adquiridos, (…) trabalho em equipas pedagógicas”. Através da autonomia conferida às escolas, pretende-se, em última instância, proporcionar aos alunos aprendizagens que os dotarão das competências necessárias para crescer enquanto cidadãos do séc. XXI.


 Neste contexto, realizou-se, no dia 7 de novembro, na Escola Secundária, um encontro que reuniu aproximadamente 250 professores de cerca de 80 escolas, entre agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas públicas e escolas privadas da Região Norte, que aderiram ao PAFC. Neste seminário, estiveram presentes, para além do Dr. João Costa, o Dr. José Vítor Pedroso, Coordenador Nacional do PAFC, o Dr. José Verdasca, Coordenador Nacional do Projeto Nacional para o Sucesso Educativo, bem como outras personalidades diretamente relacionados com o projeto. As diversas intervenções foram seguidas de um debate, tendo os docentes a oportunidade de colocar as suas questões.


 No dia 29 de novembro, a Escola Secundária recebeu, de novo, o Dr. João Costa para uma sessão de esclarecimento sobre o mesmo projeto, que foi aberta a todos os docentes das escolas públicas do Concelho de Amarante e Baião, assim como aos elementos da Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação. Esta visita revestiu-se de particular interesse para todas as escolas, uma vez que se prevê que o PAFC venha a ser generalizado de forma faseada.


 Prevê-se, para o próximo mês de janeiro, uma nova visita do Sr. Secretário de Estado à Escola Secundária de Amarante. O objetivo do Dr. João Costa será, desta vez, dar voz aos alunos dos 7º e 10º anos, níveis de ensino que, nesta Escola, estão envolvidos no projeto. Estes jovens terão a oportunidade de apresentar as suas expectativas e preocupações, bem como de apresentar sugestões para melhorar o funcionamento deste projeto inovador.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

ESA na Dinamarca - Professores da ESA estiveram em Esbjerg, na Dinamarca, no âmbito dos projetos Erasmus+


 Os professores Laura Pinheiro e Pedro Carvalho da Escola Secundária de Amarante estiveram em Esbjerg, na Dinamarca, de vinte e nove de novembro a dois de dezembro, para representarem Portugal no projeto internacional Erasmus+ Measuring With Maths. Trata-se de um projeto de parcerias estratégicas envolvendo cinco escolas oriundas de quatro países europeus, a saber Espanha, Irlanda, Dinamarca e Portugal, tendo como objetivos principais a partilha de boas práticas no âmbito das metodologias usadas no ensino da matemática e consequente melhoria nos resultados dos alunos nesta disciplina. Na Escola Secundária de Amarante este projeto envolverá vários docentes e cinco turmas, duas de sétimo ano (7º A e 7º B) e três de décimo ano (10º CT3, 10º CT4 e 10º CLH2).
 Os professores estiveram presentes em várias reuniões de trabalho, com mais catorze docentes representantes dos outros países parceiros. Nestas reuniões delinearam-se as estratégias e atividades a desenvolver nos próximos dois anos letivos, duração estimada para o projeto.
 Os docentes visitaram as instalações de duas escolas dinamarquesas: Hjerting Skole e Bryndum Skole, onde puderam recolher informações sobre o sistema de ensino dinamarquês e assistir a aulas ministradas por colegas do país anfitrião.
 Tratou-se, por conseguinte, de uma experiência muito enriquecedora, e também de uma boa oportunidade para revelar as boas práticas da Escola Secundária de Amarante e dar a conhecer os encantos da nossa cidade. De referir que este projeto está incluído no plano de desenvolvimento europeu desta instituição de ensino.


sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Escola Secundária de Amarante internacionaliza-se

 A Escola Secundária de Amarante apresentou uma candidatura no âmbito dos projetos Erasmus+, Ação Chave 1, mobilidade individual para fins de aprendizagem, que foi aprovada e financiada.
 Das cento e quarenta e seis candidaturas apresentadas a nível nacional, apenas trinta e seis receberam financiamento, tendo o projeto da ESA ficado na vigésima segunda posição. O projeto denominado “Nice Teaching to Nice Learning: New Intervention with Creative Education”, tem a duração de doze meses, de 1 de junho 2016 a 31 de maio de 2017, e conta como responsável o Diretor deste estabelecimento de ensino, Fernando Fernandes Sampaio e como coordenadora a docente Laura Pinheiro.
 O projeto vai permitir doze mobilidades: dez professores de todos os departamentos curriculares irão frequentar cursos estruturados em diferentes países europeus como França, Inglaterra, Irlanda, Grécia, País de Gales e Noruega e dois docentes participarão numa atividade de jobshadowing em Itália. Estes dois professores visitarão a Escola Secundária Leonardo Da Vinci em Pisa para se inteirarem sobre diversos projetos inovadores desenvolvidos nessa escola e sobre o sistema de ensino italiano.
 Os diferentes professores receberam formação em língua inglesa e língua francesa para tornar a sua participação mais profícua. Este projeto tem como objetivos principais o desenvolvimento das competências digitais do corpo docente e o contacto com professores de toda a União Europeia para partilha de saberes / boas práticas e possível criação de parcerias e de projetos internacionais.