segunda-feira, 22 de julho de 2019

Parlamento dos Jovens: alterações climáticas - reverter o aquecimento global


Como se constrói a democracia 

 Uma geração de jovens cada vez mais ativa, interventiva, participativa e atenta às causas cívicas, sociais, globais e, principalmente, ambientais serviu de mote a mais um Parlamento dos Jovens. Nesse sentido, os alunos da Escola Secundária de Amarante decidiram aliar-se à causa, e participar na sessão deste ano em prol da luta contra o aquecimento global. A abrangência das quatro listas que se apresentaram a votos reflete a seriedade com que os alunos desta escola encaram este tipo de desafio. Participaram nelas alunos de todos os anos e de diferentes cursos. Foi esta diversidade de opiniões que tornou os debates muito intensos e participativos. 


A sessão escolar 

 O debate na nossa escola foi orientado pelo Senhor Diretor Fernando Sampaio e pela Senhora Professora Laura Pinheiro, e contou com a presença do Senhor Vereador da Educação do Município de Amarante, António Ribeiro, bem como com o Senhor Deputado da Assembleia da República, Hugo Carvalho. Ambos sublinharam a importância de ter um comportamento amigo do ambiente e relevaram que com pequenos gestos é possível fazer a diferença. 
 Os candidatos das listas A, B, C e D, respetivamente, Afonso
Costa, Evandra Almeida, Nuno Zabumba e Rúben Cunha defenderam as suas medidas de uma forma convicta e democrática, aceitando as críticas e os elogios. Foi deste debate de ideias que as listas concorrentes meteram mãos à obra e colocaram as suas máquinas de campanha a trabalhar. No dia seguinte já se via o colorido dos cartazes e autocolantes espalhados nos locais habituais. 
 
Finda a semana de campanha, os resultados foram os seguintes: 1º Lista D, 2º Lista C , 3º Lista B e 4º Lista A. No entanto, só em sessão escolar se decidiu que os deputados que seguiriam para a distrital seriam: Rúben Cunha, Nuno Zabumba e Afonso Costa (como suplente). 



A sessão distrital 

 A Sessão Distrital do Porto decorreu no Auditório Municipal de Gaia. Nele estiveram representadas
62 escolas com um total de 186 deputados. Foram dois dias de intenso debate, onde, mais uma vez, os deputados da ESA se mostraram à altura do desafio, defendendo com toda a convicção as propostas inovadoras escolhidas na fase anterior. A nossa delegação apresentou três medidas, que com certeza teriam um impacto muito significativo na luta contra o aquecimento global. Eram elas: Expansão do projeto “Lixo Sustentável” aplicado em Lousada a todos os municípios do país; Implementação de uma taxa sobre os produtos que utilizem óleo de palma, de forma a travar a sua produção não sustentável; Reestruturação dos edifícios públicos a fim de os tornar mais sustentáveis. 
 No final da votação que decorreu no último dia desta sessão a ESA conseguiu o honroso 3º lugar pelo Círculo do Porto passando assim à última fase, mas agora com uma delegação de deputados de cinco escolas e com as seguintes medidas: Apoio à mineração inversa nas pedreiras e minas, mediante o impacto ambiental, possibilidade de reaproveitamento e lucro; Promover a renovação da frota dos transportes públicos rodoviários privados, excluindo os transportes anteriores a 2010, estabelecendo o prazo do ano de 2025 para todos os veículos serem movidos a gás natural ou eletricidade; Alteração dos critérios de seleção dos concursos do Estado para pequenas, médias e grandes empresas. Incentivamos os concursos públicos a assumir uma norma regulamentada com critérios de seleção em que apenas 50% seria relacionado com o custo do projeto e a restante percentagem seria distribuída por outros critérios, entre os quais a pegada ecológica, que teria um grande peso (20% a 30%), sendo priorizadas as empresas com uma economia circular; Maior apoio à investigação científica e gestão mais organizada e sustentável dos recursos financeiros do Estado, de forma a que parte do capital usado em certas áreas seja utilizado para criar um fundo de investigação científica na área do ambiente e alterações climáticas. Este investimento permitirá adquirir novas tecnologias, que irão ajudar as instituições, tornando, assim, Portugal um país cientificamente mais evoluído no combate às alterações climáticas. 

A sessão nacional 

1º Dia 

 Estava prevista a chegada das delegações à Assembleia da República por volta das 13:00h. Das
14:00h às 16:00h teve lugar a 1ª parte das Reuniões das Comissões, às 15:00h uma visita guiada ao Palácio de S. Bento e à Sala dos Passos Perdidos destinada a jornalistas e professores. Infelizmente, devido ao atraso na viagem de autocarro, muitas escolas não puderam usufruir de grande parte deste programa. Das 16:30h às 18:00h prosseguiram as Reuniões das Comissões, sempre sob orientação de Deputados da Assembleia da República. 
 No fim das sessões de trabalho fomos granjeados com uma peça de teatro, interpretada por atrizes e atores bem nossos conhecidos, de título “Geração Facebook”. Esta comédia retrata a vida de quatro jovens amigos, perante a descoberta do amor, e que para este se torne real vale tudo: Facebook, Snapchat, Skype… 


2º Dia 

 Na manhã do segundo dia, decorreu a Abertura Solene do Plenário pelo Vice-Presidente da
Assembleia da República Jorge Lacão. Enquanto as delegações ouviam respeitosamente as intervenções do Presidente da Comissão de Educação e Ciências, Alexandre Quintanilha e do Senhor Secretário de Estado Adjunto da Mobilidade, José Mendes, os deputados foram ultimando as perguntas que iriam dirigir aos representantes de cada partido. Estes jovens irreverentes colocaram questões, deram conselhos e ouviram atentamente a voz das várias cores políticas ali representadas. O resto da manhã foi preenchido com o tão esperado debate da Recomendação à Assembleia da República. 
 Por volta das 12:00h realizou-se a conferência de imprensa com o Senhor Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha. Foi dada a oportunidade aos jornalistas presentes de colocarem as questões que lhes parecessem pertinentes. Aproveitando a presença de tão ilustre personalidade, a nossa escola, neste caso representada por mim, foi a primeira a apresentar a seguinte pergunta: “Ex.ᵐᵒ Senhor Alexandre Quintanilha, no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável a cumprir até 2030, que medidas urgentes devem ser implementadas para combater as alterações climáticas e os seus impactos?”. A sua resposta foi muito subjetiva, no entanto, esclarecedora. Na sua opinião, não existem medidas que sejam mais relevantes que outras, pois todas elas no seu todo já representam a mudança. Esta experiência enriquecedora permitiu-me conhecer uma nova corrente de juventude com a qual tanto me identifico. 


 No segundo período de trabalhos concluiu-se o debate e realizou-se a votação final global da Recomendação, que se encontra exposta no website do Parlamento dos Jovens. No encerramento da Sessão, tivemos ainda o prazer de ouvir discursos efusivos por parte dos representantes de cada círculo distrital. Ficou patente que foi a edição mais participada de sempre. Todo este processo envolveu mais de 68 000 alunos. 



 Aproveito a oportunidade para mostrar a quem nunca os viu, cantos e recantos deste notável edifício, símbolo maior da nossa democracia! 


Está nas nossas mãos… 

 No fim desta longa caminhada, quero agradecer a todos os que tornaram possível esta fantástica experiência: a quem apoiou a minha lista e me ajudou na campanha, a todas as outras listas por me ajudarem a perceber o quão importante é a nossa participação ativa na sociedade em que vivemos, aos representantes da lista C, Rúben Cunha e D, Nuno Zabumba por em sessão escolar, me terem eleito como deputado suplente, às professoras Laura Pinheiro e Cristina Afonso por confiarem a mim o papel de jornalista na Sessão Nacional, a todos os que foram votar, e por último, ao Senhor Diretor da Escola Secundária de Amarante, Fernando Sampaio, por incentivar a nossa escola a participar neste tipo de projetos. 
 Nenhuma das nossas propostas foi aprovada, no entanto ficou o conhecimento que servirá de guia a tudo o que vimos, ouvimos e aprendemos. Sentimos que, dentro daquelas imponentes paredes, um dia faremos a diferença, o futuro está nas nossas mãos.


Afonso Leite da Costa | Escola Secundária de Amarante | Ano Letivo 2018/2019

terça-feira, 16 de julho de 2019

Seminário: “Erasmus+: aprender e partilhar”

 No dia quatro de julho a Escola Secundária de Amarante dinamizou o seminário “Erasmus+: aprender e partilhar”. Tratou-se de uma ação de formação de curta duração que visou replicar as aprendizagens adquiridas pelos docentes da ESA em mobilidades ao estrangeiro no âmbito do projeto KA1 Erasmus+: Learning and Sharing. Os docentes da ESA dinamizaram três workshops cujas temáticas aglutinadoras eram as ferramentas educativas inovadoras centradas no aluno, o trabalho de projeto e CLIL (Content Language Integrated Learning). Além dos participantes do projeto, foram ainda oradores Ângelo Simões e Isabel Serra, da Escola Secundária Felismino Alcântara de Mangualde, e Maria Inês Rodrigues, da Escola Secundária de Gondomar, que partilharam as suas boas práticas relativamente ao Project Based Learning e Autonomia e Flexibilidade Curricular. 
 Tratou-se, por conseguinte, de uma experiência muito enriquecedora, e também de um espaço de reflexão sobre os benefícios da participação das instituições de ensino em projetos de dimensão europeia e transnacional.






Fotos de Elsa Cerqueira:


sexta-feira, 5 de julho de 2019

Débora Gonçalves premiada em Festival de Cinema


 A jovem realizadora amarantina Débora Gonçalves, ex-aluna da Escola Secundária de Amarante, foi distinguida com uma Menção Honrosa - Grande Prémio Nacional no FEST New Directors, News Films Festival, com o filme "Teus braços, minhas ondas".
Muitos Parabéns, Débora Gonçalves!

[O Clube de Cinema e o Plano Nacional de Cinema da ESA a darem os seus frutos]

terça-feira, 18 de junho de 2019

DISTINÇÕES: ESCOLA(S) AMIGA(S) DA CRIANÇA


 "O Cinema de Animação como Inclusão" (Escola Secundária de Amarante) e "Filosofia com Cinema para Crianças" (Escola EB 1/JI de Amarante), eis dois projetos distinguidos na categoria de Cidadania e/ou Inclusão, enquanto " ideias extraordinárias", possibilitando a obtenção do selo Escola Amiga da Criança por cada uma das instituições educativas nomeadas. O concurso nacional “Escola Amiga da Criança” é promovido pela Leya, Confap e Eduardo Sá.
 Tenho muito Orgulho nas CRIANÇAS E JOVENS, nos PROFESSORES, nas ESCOLAS, nos PARCEIROS, que me apoiam voluntariamente e (pre)sentem o papel transformador e criador do CINEMA na Educação. Muito grata.

Elsa Cerqueira
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A Comissão de Avaliação da «Escola Amiga da Criança» foi constituída pelos seguintes elementos: 
Dr. Jorge Ascenção (Presidente da CONFAP) 
Dr. Eduardo Sá (Psicólogo)
Dra. Isabel Alçada (Assessora para a Educação da Presidência da República) 
Dr. José Vítor Pedroso (Diretor-Geral da DGE) 
Dr. Leandro Armando (Juiz-Conselheiro) 
Dr. José Matias Alves (Professor Universitário e Coordenador do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação)
Dra. Ariana Cosme (Professora Universitária, coordena (em colaboração) o Observatório de Vida nas Escolas)
Dra. Isabel Stilwell (Jornalista)


Nota Marginal: como é possível que o Programa de Educação Estética e Artística se tenha esquecido do Cinema?!

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Primeiro-ministro e Ministro da Educação inauguram obras de requalificação da Escola Secundária de Amarante


 Decorreu, no dia 05/06/2019, a inauguração das obras de requalificação da Escola Secundária de Amarante. A cerimónia, que contou com a presença do Primeiro-ministro, António Costa, do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do Presidente da Câmara, José Luís Gaspar, teve início cerca das 11:00 horas, tendo as entidades convidadas sido recebidas em festa com a atuação do grupo de bombos Zés P’reiras – Unidos da Paródia, que integra vários alunos da escola, e pelo diretor, Fernando Sampaio. 
 Após o descerramento da placa de inauguração, deu-se início a uma visita pelas instalações da escola, onde foi possível observar algumas exposições de trabalhos de alunos e uma exposição fotográfica relativa à evolução das obras ao longo de cerca de 7 anos. 
 Assinalando-se no dia 5 de junho o dia mundial do ambiente, decorriam no auditório da escola várias atividades, organizadas pelo clube ESAmbiente, e uma exposição de trabalhos, realizados ao longo do ano, que motivaram grande interesse por parte de todas as entidades e deram lugar a interessantes momentos de interação do Primeiro-ministro e do Ministro da Educação com alguns dos cerca de 300 alunos envolvidos, tendo estes, num momento muito simbólico, entoado o tema Sing For The Climate (Do It Now!). 
 Logo de seguida, os alunos da Associação de Estudantes e a Rádio Escola interpelaram o Primeiro-ministro e o Ministro da Educação, num espaço repleto de alunos, colocando-lhes interessantes questões sobre a educação escolar nos dias de hoje. 
 A visita prosseguiu com passagem pelas instalações desportivas, onde decorriam diversas atividades nos seus múltiplos espaços, a que se seguiu o novo refeitório e o novo bloco A. 
 Foi neste último espaço que decorreu o momento mais formal da cerimónia inaugural, tendo o Diretor, o Presidente da Câmara, o Ministro da Educação e o Primeiro-ministro proferido as suas intervenções. No final da intervenção do diretor, houve ainda espaço para a brilhante declamação de um poema de Teixeira de Pascoaes pela Evandra, aluna da turma 10º CLH1. 
 O Diretor agradeceu, em nome da comunidade educativa, a honra concedida pelo Primeiro-ministro e pelo Ministro da Educação com as suas presenças, sublinhando também a importância do momento já que assinala a conclusão, por todos ansiada, das obras de requalificação da Escola secundária de Amarante. 
 O Presidente da Câmara relevou a importância desta instituição na região, que agora reúne ainda melhores condições para cumprir o seu projeto educativo; destacou o apoio e a atenção que a edilidade sempre conferiu à escola, no sentido de proporcionar as melhores condições de aprendizagem aos jovens amarantinos, sublinhando a vontade de prosseguir esse esforço; e sublinhou, ainda, a importância das decisões governamentais para a criação de condições que permitam ao poder local criar oportunidades de trabalho que promovam a fixação dos jovens nas regiões do interior. 
 O Ministro da Educação referiu que a requalificação desta escola teve vários percalços e, voltando-se para o diretor, disse pretender "prestar, com muita humildade, um tributo a esta comunidade e a esta escola", que nunca desistiu. Lembrou, ainda, os vários contactos que teve com o diretor e que sempre lhe mostrou o seu empenho, garantindo-lhe que tudo faria para que as obras fossem concluídas. "Eu disse ao senhor diretor que nós íamos conseguir. Que era difícil, que era árduo, que muitas vezes, como políticos, como cidadãos, falhamos, mas que íamos conseguir. " 
 O Primeiro-ministro começou por deixar uma palavra à comunidade escolar de Amarante, tendo em conta os problemas que houve com a concretização das obras iniciadas em 2011 e interrompidas por duas vezes. “Quero agradecer não ter desistido e de ter mantido a exigência e a persistência de não deixar que estas obras interrompidas não tivessem uma conclusão”. Destacou o dinamismo desta escola, bem visível na capacidade de saber aproveitar, no passado ano letivo, a possibilidade de aderir, numa experiência piloto, ao Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Salientou o esforço do governo na área da educação, destacando a descentralização para os municípios, a autonomia das escolas e a flexibilidade; mencionou que estamos a recuperar o tempo que perdemos ao longo de muitas décadas de desatenção com a educação; referiu que “o maior défice estrutural que o país tem é o défice das qualificações”. Salientou, ainda, o esforço que tem de continuar a ser feito no sentido de diminuir o abandono escolar, prevendo-se que em 2020 este se situe nos 10%, acrescentando que “chegados aos 10% em 2020, a meta que nós temos de nos propor é mesmo a taxa zero no abandono escolar precoce, porque essa tem de ser a ambição coletiva do país”; e defendeu, ainda, que outra das metas é que em 2030 pelo menos 60% dos jovens com 20 anos de idade estejam a frequentar o ensino superior.