quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Workshop “Jogos Teatrais para a Comunicação”


 De 25 de novembro a 16 de dezembro, os alunos do 8.º ano da Escola Secundária de Amarante participaram no workshop “Jogos Teatrais para a Comunicação”, uma iniciativa no âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, orientada pelo técnico especializado António Portela, artista responsável pela animação cultural da ESA.
 Neste primeiro contacto foram realizadas 10 sessões, duas para cada turma, onde os alunos puderam vivenciar experiências artísticas cénicas e refletir sobre a expressão e a comunicação no ambiente escolar através dos jogos teatrais.
 Esta ação, associada à disciplina de Sustentabilidade, Saúde e Património 1, promoveu uma dinâmica interativa, onde alunos e professores puderam exercitar, além da oralidade, competências de relacionamento e de consciência do corpo, áreas importantes para o desenvolvimento social e artístico dos estudantes.
 Nos meses de janeiro e fevereiro os “Jogos Teatrais para a Comunicação” continuarão o percurso iniciado também nas turmas do 10º ano, em colaboração com a disciplina de Literacia, Comunicação e Pensamento 1.




terça-feira, 21 de dezembro de 2021

"Workshop para o movimento" com a turma 7.º B


 No dia 15 de dezembro, a nossa turma, 7.º B, acompanhada pela professora de Física e Química, Ana Salgado, foi convidada a participar numa atividade muito interessante, levada a cabo pela Artista Residente da nossa Escola, Natalie Monteiro.
 Esta atividade, denominada "Workshop para o Movimento", consistiu na apresentação de cada um dos alunos, usando um passo de dança que, ao seu movimento, ia acrescentando o(s) anterior(es), fazendo assim uma coreografia.
 Seguiu-se um convite para nos deitarmos no chão, respirarmos profundamente e pensarmos numa cor para atribuir a uma flor.
 Por fim, escrevemos num papel, em tom de desabafo, o que nos fazia ficar tristes e a solução para esse problema.
 Esta atividade foi muito positiva e permitiu-nos libertar tensões e conhecermo-nos um pouco melhor, livres de julgamentos.
 Gostámos muito desta experiência e não nos importávamos de a voltar a repetir.
 Obrigada Natalie!


sábado, 18 de dezembro de 2021

Mobilidade na ESA no âmbito do projecto Erasmus+ KA229 Open Paths



 De 22 a 27 de novembro foi uma semana diferente na Escola Secundária de Amarante, pois a nossa escola tornou-se ainda mais europeia, dado que acolheu dezasseis alunos e oito professores da Dinamarca, Espanha, Finlândia e República Checa num intercâmbio escolar incluído no projeto Erasmus+ KA229 Open Paths.
 Ao longo destes dias foram desenvolvidas diversas atividades cuja temática condutora foi “Vida na Terra”. Por conseguinte, os discentes estrangeiros, seus colegas portugueses acompanhantes e os professores participaram em workshops sobre a produção sustentável de cogumelos e hortas hidropónicas, dinamizados pelo professor Joaquim Freitas e engenheira Aida Costa; visitaram o Viveiro das Plantas e o CENACEf em Amarante, guiados pelo engenheiro Carlos Silva; palmilharam o Marão com visita guiada pelos engenheiros Rogério Rodrigues e Henrique Pereira, onde lhes foi facultada informação sobre a fauna e flora locais e onde plantaram cinco árvores autóctones; visitaram ainda o viveiro das trutas onde aprenderam sobre o seu sistema de reprodução. Tiveram ainda a oportunidade de conhecer melhor a história e cultura portuguesas ao visitarem o Castelo e o Palácio dos Duques em Guimarães, assim como o Centro Ciência Viva.
 A semana não ficaria completa se não tivesse havido momentos lúdicos com breaking the ice activities, a cargo de António Neto Santana, responsável pelo projeto Aprender com Arte na ESA, atividades desportivas com o professor Alfredo Pinheiro e um jantar de despedida, muito bem servido pela turma 12º PTR-B e seus docentes Moisés Pires e Clarisse Lemos.
 Foi uma semana muito enriquecedora, durante a qual todos os participantes se tornaram cidadãos melhores pelo enriquecimento pessoal, social e linguístico que estes momentos proporcionaram.






sábado, 20 de novembro de 2021

GNR apadrinharam plantação de 40+1 árvores no Dia da Floresta Autóctone na ESA


 Para assinalar o Dia da Floresta Autóctone, dia 23 de novembro, a Escola Secundária de Amarante, em colaboração com o Município de Amarante e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, convidou os GNR para plantarem 40 árvores no concelho e 1 na ESA.
 De forma a apelar a uma cidadania consciente e ativa, a banda de Rui Reininho, Tóli César Machado e Jorge Romão apadrinhou esta plantação, numa altura em que se prepara para dar início às celebrações dos seus 40+1 anos de carreira.
 Esta iniciativa, cujo mentor é o professor Miguel Candeias, enquadra-se na estratégia de promoção e conservação do Campus Escolar e pretende, também, sensibilizar para a proteção e conservação da natureza e da biodiversidade.
 Diferentes espécies – Amieiro, Plátano-bastardo, Medronheiro, Bétula, Freixo Duarte D’Armas, Azevinho, Loureiro, Azereiro, Carvalho alvarinho, Sobreiro e Negrilho – foram plantadas em vários locais e foram nomeadas, individualmente, com títulos de músicas do trio portuense como, por exemplo, “Efectivamente”, “Pronúncia do Norte”, “Popless”, “Sub-16”, “Mais vale nunca”, entre outras, com recurso a etiquetas visuais QR Code que permitem aceder a um conjunto vasto de informação através do telemóvel.
 Recorde-se que em 2019 foram os Blind Zero a apadrinhar a plantação de uma árvore Freixo Duarte D´Armas na Escola Secundária de Amarante.

 O evento foi noticiado em múltiplos órgãos de comunicação social:












ESA na Estónia: professoras e alunos da ESA estiveram em Linnamãe Kula, na Estónia, no âmbito do projeto Erasmus+ KA2: We only have one planet


 As professoras Fernanda Capela e Julieta Freitas acompanharam cinco alunos: Catarina Andrade; Maria Files; Maria João Almeida; Pedro Costa e Tiago Lopes, da Escola Secundária de Amarante, a Linnamãe Kula, na Estónia, de três a nove de outubro, para representarem Portugal no projeto internacional Erasmus+ KA229 “We only have one planet”. Trata-se de um projeto de partilha de boas práticas entre escolas de cinco países: Portugal, Islândia, Letónia, Dinamarca e Estónia que tem como objetivos principais a proteção do ambiente e a procura de soluções que minimizem os efeitos nefastos da produção de resíduos.
 Os alunos e as docentes estiveram envolvidos, com alunos e professores de todas as escolas parceiras, em várias atividades relacionadas com o estudo dos diferentes problemas ambientais que afetam as comunidades onde cada estabelecimento de ensino está inserido. Durante esses dias, os alunos tiveram a oportunidade de participar em atividades práticas, dando lugar a um trabalho interativo. Todas as atividades tiveram como fio condutor a problemática do lixo, o tratamento de resíduos, reciclagem, o consumo sustentável e a preservação de habitats.
 Os alunos analisaram problemas ambientais relacionados com esta região, nomeadamente o microplástico no Mar Báltico e a poluição provocada pelos navios e os impactes nas populações da avifauna. Neste âmbito, assistiram a uma palestra na Tallinn University of Technology Department of Marine Systems.Visitaram a reserva Natural de Matsalu acompanhados por um especialista na conservação de aves e dos seus habitats que foi explicando os processos que ocorrem nos pântanos.Visitaram também a reserva natural de Silma, onde realizaram diversas atividades relacionadas com os problemas ambientais do mar Báltico e observação de aves, tendo feito uma caminhada na floresta/bosque ao anoitecer com o objetivo de observar in loco bandos de aves. Os alunos tiveram oportunidade de recolher fungos existentes no tronco das árvores que utilizaram posteriormente para fazer uma espécie de papel que trouxeram como souvenir. Também planificaram e realizaram um vídeo educativo sobre boas práticas ambientais.
 A experiência foi enriquecedora a nível de aprendizagem e sensibilização sobre os problemas ambientais, e permitiu o desenvolvimento de diferentes competências, incluindo a comunicação em língua inglesa e, sobretudo, a criação de laços estreitos entre alunos e professores de diferentes nacionalidades europeias que juntos procuram lutar por um mundo melhor e mais sustentável.
 Os alunos adoraram a experiência, como se pode deduzir pelos seus comentários:

 “Pude desfrutar de uma experiência única, juntamente com os meus quatro colegas e as professoras. Vivenciei novos hábitos e costumes, criei laços com pessoas de diferentes países, visitei lugares magníficos e as atividades realizadas na escola de Oru permitiram-me partilhar e aumentar o meu conhecimento. Sem dúvida, uma experiência que recomendo a todos, pois é uma forma de alargarmos a nossa visão do mundo.”
 (Maria João Almeida, 12CT5)

 “… melhor experiência que tive na vida. Conheci uma nova cultura, novas pessoas, diferentes maneiras de ser e de pensar. Lugares, comidas e escola completamente diferentes. Aprendi muito com esta mobilidade e fiz novas amizades. Sem dúvida que nunca me vou esquecer.”
 (Catarina Andrade, 12CT5)

 “As atividades foram todas bastante interessantes, consegui enriquecer os meus valores culturais e sociais. Durante a semana adquiri conhecimentos sobre o tema principal da mobilidade, sobre o país, a cultura, os monumentos históricos, as pessoas e a sua rotina. Recomendo a todos a inscrição nas mobilidades Erasmus.”
 (Tiago Lopes, 12PTGEI)

 “Foi uma das melhores experiências que já tive. Fiz imensas amizades com pessoas de vários países e com isso aprendi sobre várias culturas. Nunca irei esquecer”
 (Maria Files, 10AV)

 “A mobilidade à Estónia foi uma experiência inesquecível e sem dúvida irei recordar todos aqueles momentos de uma forma positiva. Possibilitou-me um maior conhecimento sobre o meio ambiente e o seu estado neste momento em outros pontos do mundo e as possíveis formas de lidar com a situação que temos em mãos. Também me fez envolver com outro tipo de cultura.”
 (Pedro Costa, 12PTRB)

 Reserva Natural de Matsalu e caminhada no pântano




Tallinn University of Technology - Department of Marine Systems



Fungos dos troncos das árvores transformados em papel


Reserva Natural de Silma




Caminhada na floresta/bosque ao anoitecer