sexta-feira, 15 de abril de 2022

Projeto Erasmus+ KA229 “Open Paths”: mobilidade a Sóller, Espanha

 De 5 a 12 de março de 2022 os docentes da ESA Ana Isabel Paiva e Alfredo Pinheiro e os alunos Ana Carolina Ribeiro, 11º CT1, Ana Clara Gonçalves, 11º CT3, Bruno Vieira e Luana Soares, ambos do 12º CT3, estiveram em Sóller, Espanha, a representar Portugal no projeto KA229 “Open Paths Towards a Sustainable Future”. Este projeto envolve escolas de cinco países (Espanha, Dinamarca, Finlândia, República Checa e Portugal) e pretende alertar para a importância da adoção de atitudes mais responsáveis a nível da proteção da natureza e do ambiente e da sustentabilidade do planeta.
 Os alunos e os professores estiveram envolvidos em diferentes atividades nas quais o trabalho colaborativo reinou. Assim, participaram em várias caminhadas através da natureza, rodeados de paisagens encantadoras, visitaram uma casa sustentável, visitaram a Fundação “Amadip Esment” que visa empregar e/ou formar pessoas com necessidades especiais para integração no mercado de trabalho, participaram numa aula de ioga, na praia, visitaram uma casa senhorial em Raixa e um centro de reciclagem e reaproveitamento de materiais que a sociedade rejeita “To Dexailles”.
 Foi uma semana mágica durante a qual alunos e professores enriqueceram a nível pessoal e profissional, tendo criado laços com todos os participantes e desenvolvido competências linguísticas em língua inglesa e competências pessoais. Os testemunhos dos participantes que se transcrevem são uma prova do sucesso desta mobilidade:

 “Devo dizer que participar nesta mobilidade mudou muito a forma como vejo o mundo em que vivemos. Para além de ter conhecido pessoas de várias nacionalidades, de ter aprendido um pouco da sua língua e dos seus costumes, pude também conhecer todos os objetivos de uma sociedade sustentável. Foi, sem dúvida, uma das melhores semanas da minha vida!”
 (Ana Carolina Ribeiro, 11º CT1)

 “Esta mobilidade abriu a minha perspetiva sobre outras culturas e outras formas de viver. O facto de contactar, por uma semana, com pessoas que têm modos de vida completamente diferentes, abriu-me os olhos e fez-me ver as coisas de um ponto de vista diferente. Também me ajudou a melhorar a minha forma de comunicar, os meus hábitos sociais e, também, o meu inglês. Esta experiência mostrou-me que posso ser uma pessoa mais independente e que sou capaz de resolver alguns problemas sozinha. Gostei, realmente, de conhecer novas pessoas, fazer novos amigos e ter experiências incríveis com eles.”
 (Ana Clara Gonçalves, 11º CT3)

 “Desde há algum tempo que recebia, seja de amigos ou colegas de turma, testemunhos das suas experiências num projeto Erasmus+. Falavam sempre da incrível experiência que era, das ligações que se criavam, do enriquecimento pessoal que daí surgia. Decidi candidatar-me ao projeto Erasmus+ KA229 Open Paths, para mobilidade a Maiorca, e as expectativas foram mais que superadas.
 O período de 5 a 12 de março de 2022 contemplou uma das melhores semanas que já vivi. O privilégio de poder partilhar as nossas experiências, culturas, hábitos, ao mesmo tempo que podemos, não só aprender novas línguas e melhorar o inglês, como também, conhecer um novo lugar e criar laços de amizade para toda a vida, é imensurável.
 Nesta semana estivemos em contacto com a Natureza, conhecemos cada canto de Sóller (bem como parte dos municípios envolventes), ricos em história, cultura, tradições… aprendemos mais sobre sustentabilidade e os problemas de vários países da Europa que, ao seu ritmo, caminham para atingir os objetivos da Agenda 2030.
 Aprendi imenso durante esta semana, fiz amizades incríveis, e sinto que, de certa forma, esta semana mudou a minha vida. Não podia estar mais grato por esta oportunidade.”
 (Bruno Vieira, 12º CT3)

 “Depois de tantos meses à espera, embarquei na aventura mais louca que já fiz. Fui para casa de alguém, sem ter falado com a família pessoalmente antes. Embarquei com a esperança de conhecer uma nova cultura, de me divertir e conhecer novas pessoas. Isso aconteceu, mas não desde o início. No início, quando cheguei, tive de me separar dos portugueses. Aí, de repente, perdi a proteção que eu tinha dos professores e da língua portuguesa. Eu sentia-me muito desconfortável e com um pouco de medo da família que ia encontrar. As pessoas daquela família eram muito diferentes de mim, roupas, estilo, hábitos, tudo. (…) Mas, com o tempo, esse sentimento estranho passou e eu tentei o meu melhor para me adaptar e ajudar a mudar a rapariga que me acolheu. Mudar no bom sentido. Ajudei-a a comunicar mais, a desenvolver o seu inglês, mas também a perder a timidez e o medo de se expressar. Comecei a perceber que a minha missão no Erasmus não era apenas melhorar-me, mas também melhorar quem me acolheu. Ao longo da semana adorei conhecer todos os participantes e senti-me muito triste por ter de deixar de estar com eles. (…)
 Adorei a experiência e acho que quando cheguei a Portugal e recomecei a minha rotina senti-me uma nova pessoa.”
 (Luana Soares, 12º CT3)

 Esta mobilidade proporcionou, aos alunos, aprendizagens únicas e, aos professores, momentos de franca e enriquecedora partilha de boas práticas e foi para ambos um contexto privilegiado para estabelecer laços de amizade para toda a vida.




sexta-feira, 8 de abril de 2022

Exposição fotográfica “Eu quero ser…”

 A exposição fotográfica “Eu quero ser…”, dinamizada pela Associação Sociocultural AMOTEAMAR, em parceria com a Cercimarante, está patente, desde o dia 4 de abril até ao próximo dia 19 de abril de 2022, na Escola Secundária de Amarante (ESA).
 Na inauguração, os Presidentes da AMOTEAMAR, Dr. Nuno Meireles, e da Cercimarante, Eng. Carlos Pereira, foram recebidos pela Sra. Diretora da ESA, Ana Cristina Santos, e por um grupo de Docentes de Educação Especial.
 “Eu quero ser…” foi o mote para esta atividade que teve como principal objetivo a concretização do “Sonho” profissional de 44 clientes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da Cercimarante.
 Esta exposição fotográfica pode ser visitada por toda a Comunidade!
 Bem haja à Cercimarante pela parceria!





quarta-feira, 6 de abril de 2022

Evocação do Conselheiro António Cândido

 No dia 25 de março, a ESA promoveu, em parceria com o Centro de Estudos Amarantinos, mais uma conversa sobre amarantinidade.
 Desta feita, o homenageado foi o Conselheiro António Cândido, no ano em que se comemora o 100º aniversário da sua morte.
 Foram oradores o Dr. Pedro Barros, Presidente da Direção do Centro de Estudos Amarantinos, e o Doutor Luís Ramos, investigador, professor universitário e antigo Deputado da Assembleia da República.
 Finda a preleção foi realizada uma visita à Biblioteca da ESA – que continua a ser um espaço de partilha e de aprendizagem – onde se encontra patente ao público uma exposição sobre António Cândido.
 Mais uma atividade que contribui para a formação dos nossos jovens alunos e dá continuidade a um projeto que visa dar a conhecer/homenagear as figuras ímpares do nosso concelho e, simultaneamente, apostar em “aulas vivas” que pretendem constituir-se como aprendizagens significativas.






quarta-feira, 23 de março de 2022

Dia Mundial da Água

 Os alunos do 8º ano, no âmbito da disciplina Sustentabilidade, Saúde e Património, realizaram trabalhos subordinados à temática da água. Estes trabalhos foram expostos no bloco C e pretendem sensibilizar a comunidade educativa para a importância e valor da água, bem como para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso.


sexta-feira, 18 de março de 2022

Turma 11º PTMEC2 vence competição internacional de modelos de casas sustentáveis

 Os alunos da turma 11º PTMEC2 (Curso Profissional Técnico de Mecatrónica Automóvel), orientados pelo docente Rui Rodrigues, aceitaram o desafio de participarem numa competição internacional de modelos de casas sustentáveis realizada em Maiorca, no âmbito do projeto Erasmus+ KA229 Open Paths. Assim, construíram a maqueta de uma habitação idealizada para aproveitar ao máximo os recursos naturais, como a energia solar ou a água das chuvas, para se tornar um edifício amigo do ambiente. Esta maqueta com características únicas venceu o certame, tendo o trabalho realizado pelos nossos alunos sido largamente elogiado pelas escolas concorrentes da Dinamarca, Espanha, Finlândia e República Checa.
 Nas imagens podemos ver a apresentação feita pelos discentes em mobilidade a Maiorca no âmbito do programa Erasmus+ e os alunos da turma 11º PTMEC2 a receberem os prémios referentes à sua vitória.
 Parabéns a todos os intervenientes nesta iniciativa!

Projeto Erasmus+ KA229 “Popular Folk Dances”: mobilidade à Eslovénia

 De 6 a 12 de março de 2022 os docentes da ESA Alice Sousa, Jorge Lopes e Laura Pinheiro e os alunos Margarida Meireles, 10º CLH1, Paulo Aguiar, 10º CLH1, Pedro Pinto, 11º CT4, e Sarah Carvalho, 11º CLH3, estiveram em Bohinj, Eslovénia, a representar Portugal no projeto KA229 “Popular Folk Dances: a mirror of the national traditions and of the minorities”. Este projeto envolve escolas de cinco países (Itália, Turquia, Roménia, Eslovénia e Portugal) e pretende valorizar a etnografia e o folclore como elementos diferenciadores da nossa identidade nacional e europeia, partilhar a nossa riqueza cultural e valorizar a cidadania e coesão europeias.
 Os alunos e os professores estiveram envolvidos em diferentes atividades, nas quais o trabalho colaborativo reinou. Assim participaram em diferentes workshops de danças tradicionais e de artesanato; assistiram a palestras sobre o folclore da região de Bohinj e sobre o parque natural de Triglav; puderam experimentar o Cross Country Skiing e compreender a relevância desta atividade para o desenvolvimento económico e cultural dos eslovenos.
 Foi uma semana mágica durante a qual alunos e professores enriqueceram a nível pessoal e profissional, tendo criado laços com todos os participantes e desenvolvido competências linguísticas em língua inglesa e competências pessoais. Os testemunhos dos participantes que se transcrevem são uma prova do sucesso desta mobilidade:

 “Esta semana foi uma das melhores experiências que alguma vez tive na minha vida! Foi uma experiência enriquecedora a todos os níveis. Foi muito interessante conhecer parte das culturas e das experiências dos grupos que vieram dos vários países. No pouco tempo que estive com eles, fiquei a conhecer alguns dos seus hábitos, tradições e gastronomia. Adorei todas as atividades que realizámos: ski, workshops de dança e arte, os vários passeios que demos pelas vilas e o lago. Achei muito curioso o facto de as crianças da escola andarem nos espaços interiores de chinelos em vez de sapatos de rua. Adorei visitar Bohinj, uma vila lindíssima, rodeada por montanhas e com muitos espaços verdes. Encontrei pessoas muito genuínas, simpáticas e dispostas a compartilhar a sua cultura. Todos os momentos que vivi ficarão para sempre no meu coração!”
 (Margarida Meireles Basto, 10º CLH1)

 “Para mim o Erasmus+ na Eslovénia foi uma experiência única, rodeado de excelentes companheiros de viagem. Foi um novo método incrível de aprendizagem e que definitivamente toda a gente deveria experimentar pelo menos uma vez na vida.”
 (Paulo Aguiar, 10º CLH1)

 “A minha experiência no Projeto Erasmus+ com a mobilidade a Bohinj, Eslovénia, foi espetacular, pois além de conhecer novas pessoas, pude desfrutar de lugares que, com certeza, vou querer visitar novamente. Foi uma semana incrível, onde criei memórias inesquecíveis, fiz novas amizades e diverti-me imenso com os colegas estrangeiros e com os professores. É uma experiência que vou querer repetir tanto para melhorar o meu inglês quanto para conhecer outras culturas e pessoas.”
 (Sarah Carvalho 11ºCLH3)

 “Embarco no avião nervoso. Saio da minha zona de conforto. Mal eu sabia que iria ser das melhores semanas da minha vida. Com esta mobilidade ficaram memórias, experiências que nunca vão ser esquecidas, mesmo com o passar do tempo. Irei sempre lembrar-me dos rostos, das vozes, das brincadeiras. Foram feitas amizades que permanecerão. Fico grato por ter tido a oportunidade de ter embarcado nesta aventura. O projeto Erasmus+ é uma mais-valia para todos.”
 (Pedro Pinto, 11º CT4)

 “A mobilidade “Folk Dances”, no âmbito do Programa Erasmus+, a Bohinj, na Eslovénia, possibilitou a todos os envolvidos um programa riquíssimo, orientado pelos nossos anfitriões (diretora, professores e alunos), proporcionando o conhecimento e promoção de atividades sociais e culturais dos países parceiros neste projeto. Para além disso, também estreitámos os laços entre cidadãos da Comunidade Europeia, desenvolvemos a proficiência linguística em língua inglesa, aprendemos danças tradicionais de todos os países envolvidos, relembrámos o “Regadinho”, apresentámos o “Malhão” e ainda desenvolvemos habilidades na área dos trabalhos oficinais de tradição eslovena. Os alunos e professores eslovenos brindaram-nos, ainda, com uma visita guiada, a pé, pela capital – Liubliana. Foi uma experiência muito enriquecedora, quer como docente, quer enquanto pessoa. Os nossos alunos deixaram-nos orgulhosos e aconchegados, quer pela sua exemplar apresentação teórica e prática, quer pela postura exemplar durante todas as atividades. Parabéns!”
 (professora Alice Sousa)

“O projeto Erasmus+ proporciona experiências e aprendizagens que, por melhor que possa ser uma aula, esta jamais conseguirá dar aquilo que começa no momento em que o voo se inicia e nunca tem fim, pois no regresso da viagem guardam-se recordações de paisagens, de rostos e de momentos que, embora com o tempo possam atenuar-se, jamais desaparecerão. Isso é viver.”
 (professor Jorge Lopes)

Esta mobilidade proporcionou, aos alunos e aos professores, aprendizagens únicas e momentos muito enriquecedores que ficarão, sem dúvida, registados nos corações de todos.