segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Curso EFA participa em sessão de Filocinema


 No passado dia 20 de janeiro, o curso EFA da Escola Secundária de Amarante foi presenteado com a presença da professora Elsa Cerqueira, que, em articulação com a área de Cultura, Língua e Comunicação (CLC), dinamizou uma sessão de Filocinema, abrangendo áreas da arte, cinema e filosofia.
 Numa primeira fase, os adultos contactaram com um objeto do pré-cinema, o praxinoscópio, um brinquedo ótico inventado pelo francês Émile Reynaud (1877). De seguida, exploraram a vida e obra dos irmãos Lumiére, inventores do cinematógrafo, e do português Aurélio Paz dos Reis, o pioneiro do cinema em Portugal.
 Seguiu-se a visualização de duas curtas metragens: “O Emprego”, de Santiago ‘Bou’ Grasso (Argentina, 2008) e “Surpresa”, de Paulo Patrício (animação documental, Portugal, 2017). Nesse âmbito, a professora Elsa convidou os adultos a refletirem sobre temáticas como a condição humana, a desumanização, a despersonalização, o valor da vida e a inevitabilidade da morte.
 Foi uma sessão pautada pelo entusiasmo, pela curiosidade, pela partilha de pontos de vista e, sobretudo, pelo humanismo.
 A turma agradeceu a presença e simpatia da professora Elsa Cerqueira e demonstrou todo o interesse em participar em futuras sessões de Filocinema.


Sem comentários:

Enviar um comentário