segunda-feira, 5 de junho de 2017

Projeto: “A cantina é a minha escolha”

 A alimentação saudável é um dos fatores do estilo de vida que mais influência tem na saúde, bem-estar e qualidade de vida da população, sendo por isso um grande desafio a nível de políticas de saúde.
 Perante o aumento dos casos de excesso de peso e obesidade nos últimos anos e consequente aumento dos casos de doença crónica associada, a aquisição de estilos de vida saudáveis desde a infância assume, cada vez mais, uma relevância extrema. Neste sentido, as escolas assumem um papel determinante e privilegiado para a promoção da saúde, pois é aí que as crianças/jovens passam muitas horas, sendo portanto o local onde ingerem uma parte significativa das refeições diárias. No entanto, não basta capacitar os jovens para a tomada de decisões saudáveis no momento da escolha e consumo de alimentos, é também importante que o ambiente que os rodeia seja facilitador dessa tomada de decisão. 
 Neste contexto, o projeto “A cantina é a minha escolha” é uma intervenção que está a ser realizada na Escola Secundária de Amarante e tem como objetivo a promoção do refeitório escolar como lugar primordial para a realização das refeições, por parte da comunidade escolar. O interesse em trabalhar esta temática partiu da necessidade de implementar estratégias que aumentem a adesão da utilização da cantina escolar, promovendo uma melhoria dos hábitos alimentares.
 Este projeto exige esforço e empenho de toda a comunidade escolar e no âmbito do mesmo foi realizada uma atividade no Dia Mundial da Hipertensão, 17 de maio. Esta atividade contou com a colaboração de professores, alunos do curso Técnico-profissional de Restauração: Restaurante/bar, profissionais da cantina escolar e profissionais de saúde do ACES Tâmega I Baixo Tâmega.
 Pretendia-se que os alunos e comunidade escolar fossem sensibilizados para a redução do consumo de sal, para o aumento do consumo de hortofrutícolas e para a importância da ingestão hídrica. Neste sentido, de forma a apelar o consumo, os hortofrutícolas e a água foram disponibilizados com uma apresentação diferente, criaram-se as mesas das saladas, das frutas e das bebidas. Os alunos do curso Restaurante/bar laminaram e fizeram espetadas de fruta que fizeram as delícias de todos os que frequentaram a cantina neste dia, preparam os hortícolas para as saladas a partir dos quais cada aluno criou a sua própria salada e temperou a gosto, sem recurso a sal, salientando-se que a ausência do mesmo não foi notada. As águas foram aromatizadas com limão, canela, hortelã e gengibre e foi também disponibilizado sumo natural de melancia. Junto de casa mesa foi colocado um flyer com as vantagens nutricionais dos alimentos disponibilizados.
 A atividade teve um impacto bastante positivo, pois foi demonstrado grande interesse e motivação por todos os intervenientes na atividade, nomeadamente os alunos do curso técnico profissional, mas também porque foi cumprido o objetivo da mesma, pela grande adesão e consumo aumentado de frutas, saladas e água pela comunidade escolar que frequentou a cantina neste dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário