quinta-feira, 28 de março de 2019

A essência dos Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA)

 Se pudesse projetar memórias para uma página branca que preservasse o movimento da lembrança, sem dúvida esta jornada seria uma delas. Jovens Repórteres para o Ambiente. Muitos descrevem, sucintamente, como uma comunidade ambiental que procura motivar os jovens para os problemas do mundo em que vivemos, no entanto, após viver tal experiência este torna-se muito mais. 
 A Formação JRA não me trouxe só consciência ambiental enquanto elemento da sociedade, mas também vivências, experiências e pessoas dinâmicas e com força de vontade para conquistar a mudança, com quem ainda mantenho o contacto. 
 Pessoalmente, sempre tive muito interesse por questões como esta, no entanto nunca tive quem me desse oportunidades ou motivação para despertar este senso de mudança que tinha em mim. Por tal, agradeço aos "Pais Eco" da ESA que, tal como eu, têm um senso ambiental para a mudança forte, determinado e dinâmico. A experiência não seria o mesmo sem eles. 
 Durante a formação JRA, tive um conjunto de palestras motivadoras e interessantes. Após ouvir fotógrafos ambientalistas, realizadores, funcionários das mais diversas empresas/instituições relacionadas a esta área, senti-me fortemente motivada a repetir a experiência e a, sem dúvida, apostar neste campo, de modo a contribuir com uma ação ativista, puramente pelo senso de mudança e força de vontade que isto me trouxe. Dedicação. Essa é a chave. Até a "Mãe Eco" da ESA afirma que a dedicação salva qualquer causa quando se acredita nos valores desta. Acredito que os JRA vão fazer a mudança, não só no mundo, como nas pessoas que o habitam... esta é a essência dos JRA! Companheirismo, dedicação, forte senso de mudança e uma vontade extraordinária. Os Jovens Repórteres para o Ambiente são desafiados a investigar, reportar e comunicar um determinado tema desenvolvido nas vertentes de investigação e jornalismo na área da Educação Ambiental. 
 Para se ser um Jovem Repórter para o Ambiente estes são os requisitos, sem esquecer o dinamismo, e, claro, a criatividade acima de tudo. 
 As pessoas tornaram a experiência muito mais agradável. Através dos nossos mentores e freelancers pudemos sentir a emoção de fazer parte desta família, de pertencer a uma iniciativa com tanto positivismo e com uma ação tão forte, determinada e autêntica. Todos os momentos foram de crescimento não só civil mas também pessoal. É esta a pessoa que quero ser, não quero ser só um mero espetador.. eu quero fazer parte desta onda de mudança. 
 Poder passar isto a outros que tal como eu podem ter esta iniciativa interior, sem dúvida é algo que quero fazer. 
 Muitos acreditam que mudança seja algo difícil, uma "utopia" até... mas com esta família aprendemos que tal é real e possível. Os JRA não são uma organização, mas um sentimento de iniciativa derivado de uma consciência enquanto indivíduo, de uma força de vontade capaz de mover corações e de um senso de mudança capaz de tornar o sonho em algo real. 
 Se te identificas com este sentimento de mudança, podes visitar https://jra.abae.pt/ ou http://www.yre.global/our-programme-yre/ ou o Clube do Ambiente da Escola Secundária de Amarante, às quartas-feiras, das 16h30 às 17h20, na Biblioteca da Escola Secundária de Amarante, com as professoras Lurdes Monteiro de Biologia e Alice Sousa de Educação Física. Envolve-te e ajuda a formar cidadãos responsáveis rumo aos objetivos do desenvolvimento sustentável 2030. 

 Vânia Silva, Jovem Repórter para o Ambiente, Amarante.

Sem comentários:

Enviar um comentário