quinta-feira, 7 de março de 2019

Micromouse UTAD


 A atividade Micromouse UTAD decorreu no dia 20 de fevereiro, no Auditório da Escola Secundária de Amarante, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e envolveu 195 alunos.
 O Professor da UTAD António Valente, responsável pelo projeto, iniciou a sessão com uma apresentação do trabalho desenvolvido, falando sobre a importância da Internet das Coisas e da Robótica na nossa sociedade e no mundo.
 O projeto Micromouse, iniciado em 2011, para além de incluir o concurso anual em Portugal, visa proporcionar um ambiente de aprendizagem completo em tecnologia, fomentando a criatividade e a competência. Desta forma, e além da competição anual, o projeto está associado ao desenvolvimento de um firmware kit robótico (Grígora S) na forma de bibliotecas Arduino disponíveis e apoiadas na comunidade GitHub, workshops para alunos e professores, atividades de divulgação nas escolas, divulgadas no site oficial do evento, e publicações científicas. Atualmente, o projeto também inclui uma linguagem de programação gráfica - Scratch.
 O Micromouse Portuguese Contest 2019 terá lugar em Gondomar (Pavilhão Multiusos) no dia 27 de abril de 2019, incluído no Robótica 2019. 
 Foi ainda apresentado um robot que a UTAD está a utilizar e a desenvolver em vários projetos, nomeadamente na toma de medicamentos dos mais idosos.
 O balanço foi muito positivo e os alunos demonstraram muito interesse pela temática. Além das apresentações, os alunos tiveram contacto com o kit e pista apresentados, tendo essa interação sido fundamental para a aprendizagem e empenho demonstrados. A atividade atingiu os objetivos propostos.
 A Universidade fez o convite à Escola Secundária de Amarante para a organização conjunta do concurso anual em 2021.

 Os Professores,
 Manuel Cardoso, Fernando Bernardo e Miguel Candeias.


Sem comentários:

Enviar um comentário