segunda-feira, 6 de junho de 2022

Celebração Eucarística Solene na Igreja de S. Gonçalo

Foto Imagem Crescente

 No passado sábado, 28 de maio de 2022, os alunos do décimo segundo ano de escolaridade, os seus familiares, amigos, Diretora, Professores e demais elementos da comunidade educativa, encheram a Igreja de S. Gonçalo de Amarante, para assistirem à Celebração Eucarística Solene e à bênção das fitas.
 Esta cerimónia de «ação de graças», na tarde da Vigília da Ascensão do Senhor, foi presidida pelo Pároco José Manuel Ferreira, com início às 18h30m.
 A grande maioria dos alunos vivenciou este momento com grande emoção, deixando-se contagiar pela temática “Dar Rosto à Esperança e Mãos à Paz”: cada um dos presentes foi chamado a ser rosto de uma esperança maior e de uma paz em permanente construção. Cada um, à sua maneira, viveu este mistério da Ascensão, quando projetou o seu coração para uma alegria maior.
 Toda a cerimónia foi um hino à edificação de um mundo novo cuja expressão se concretizou por gestos e cânticos que, para sempre, ficarão gravados na memória e no coração.
 De fitas bem levantadas e com a emoção de estar a concretizar “mais um objetivo”, estes finalistas demonstraram que, acima de tudo, são discípulos de um mundo que se lhes apresenta, simultaneamente, como dádiva e como missão.
 Não se descurou também, neste mês de Maria, uma sentida e singela homenagem à Mãe do Céu que, em última análise, está personificada em cada mãe, atenta, próxima, solícita… que, com a sua asa protetora, os lança para o futuro…
 Com a asa como símbolo, estes alunos foram convidados a embarcar “num golpe de asa” e voar em direção aos seus sonhos, com a certeza que algo novo está para vir!
 Nesta hora de despedida, vieram ao pensamento as palavras de Santa Madre Teresa de Calcutá: “Ensinarás a voar... Mas não voarão o teu voo. Ensinarás a sonhar... Mas não sonharão o teu sonho. Ensinarás a viver... Mas não viverão a tua vida. Ensinarás a cantar... Mas não cantarão a tua canção. Ensinarás a pensar... Mas não pensarão como tu. Porém, saberás que cada vez que voem, sonhem, vivam, cantem e pensem... estará a semente do caminho ensinado e aprendido!"
 Nesta solenidade, a Diretora da Escola, Ana Cristina Santos, proferiu também uma mensagem aos finalistas, enfatizando palavras de agradecimento, estímulo, perseverança e que aqui se transcreve um excerto do seu discurso:

 “Terminado o percurso escolar, novos desafios se vos deparam e novos horizontes se abrem diante de vós. E a palavra de ordem é “continuar”: continuar a aprender, continuar a trabalhar. Importa mesmo reforçar a capacidade de aprendizagem e a capacidade de trabalho.
 Ao mesmo tempo, é preciso que saibais reconhecer os contributos de tantas pessoas para a vossa formação. E sabei que podeis continuar a receber o seu apoio. São as professoras e professores, os grandes obreiros da educação formal, a que se juntam os demais trabalhadores da escola; é a família de cada uma e de cada um, o grande alfobre da educação fundamental em valores e hábitos sadios e que acompanha a sua menina ou o seu menino, com empenho e carinho, ao longo de todos o seu percurso de vida; são as autarquias, a administração educativa e as entidades parceiras da escola, que não se têm poupado a esforços para que a escola pública se engrandeça e cumpra cabalmente a sua missão e continue a ser a grande referência para cada uma e cada um de vós.
 Não esqueçais: a Escola Secundária de Amarante será para vós a grande referência, aquela espécie de “Convento de São Gonçalo que vos modelou a adolescência e a juventude”!
 E Augusto Cury, médico psiquiatra e psicoterapeuta brasileiro, escreveu o livro Maria, a Maior Educadora da História, em que analisa o método que a mãe de Jesus usou para educar o filho. E o autor insta a apreciar o papel de Maria incumbida da missão de educar o futuro Mestre dos mestres, sem acesso aos conhecimentos das classes privilegiadas da Galileia. Nada, porém, a impediu de aceitar com coragem a missão e de passar ao filho os valores universais que viriam a modificar a História. Antes, soube despertar em Jesus a arte da contemplação, a ambição interior, a inteligência construtiva. Efetivamente, Jesus “brincava, teimava, revoltava-se, desafiava os ensinamentos paternos”, mas, por outro lado, era: ávido de conhecimento, de inteligência fora do normal, capaz de mudar o mundo.
 É claro que de todas e de todos vós espero que sejais capazes de adquirir mais conhecimento e de usardes da inteligência que tendes para contribuirdes para que o mundo seja um pouco melhor: mais justo, mais igual, mais fraterno, mais próspero e mais humano.
 Lembrai-vos sempre de que o grande lema da vossa vida, a partir de hoje, é serdes “Rostos de Esperança e Mãos de Paz” ”.

 Esta atividade surgiu, assim, como corolário de mais uma etapa escolar, e nunca é demais lembrar que toda a Comunidade Educativa, no final desta longa caminhada, entre sorrisos e elogios agradeceu a Deus a Sua solicitude e presença.

Foto Imagem Crescente

Sem comentários:

Enviar um comentário