Teve lugar no dia 16 de maio, nas instalações da ESA, a apresentação dos projetos da Escola Secundária de Amarante do Concurso Ideias de Negócio, integrado no Projeto Jovens Empreendedores – Construir o Futuro, organizado pela Associação Empresarial de Amarante.
Os três projetos finalistas foram o “Banco de Lazer Solar”, criado pelos alunos José António Pereira da Cunha, Rodrigo Miguel Teixeira Oliveira e Pedro Daniel Cerqueira Silva, o projeto “Domótica”, elaborado pelos alunos Pedro Manuel Monteiro Teixeira e Carlos Miguel Pinheiro Dias e o “Gerador Fotovoltaico”, criado pelos alunos Fábio Rafael Cerqueira Ribeiro, João Manuel Queirós Marinho e Vasco Rafael Teixeira Silva.
O “Banco de Lazer Solar” consiste num banco que poderá ser adaptado a diversas situações (mobiliário de jardim, mobiliário urbano, etc.) tendo um painel fotovoltaico que fornece alimentação a equipamentos elétricos com uma potência até 500W, fornecendo assim energia de forma gratuita aos utilizadores do equipamento.
O projeto “Domótica”, designado “Domus Eletronik System”, consiste em automatizar a gestão de recursos habitacionais, nomeadamente luzes, aquecimento, etc., bem como o controlo desses dispositivos à distância.
A grande vantagem do projeto apresentado pelos alunos é o facto de tanto poder ser instalado em imóveis ainda em construção, como poder ser facilmente instalado em imóveis já existentes, utilizando as instalações já disponíveis.
Os alunos Pedro Teixeira e Carlos Dias, responsáveis pelo projeto, desenvolveram tanto os componentes físicos (placas de circuito impresso) como o programa informático que faz o controlo do sistema.
O projeto “Gerador Fotovoltaico”, como a designação indica, consiste num gerador que utiliza a energia solar para a produção de energia elétrica. Este gerador tem como finalidade a substituição dos geradores a gasolina ou gasóleo por um gerador amigo do ambiente, podendo ter diversas aplicações, nomeadamente, na construção civil, parques de campismo, sistemas de rega, etc.
O gerador é modular, podendo ser instalados mais ou menos módulos fotovoltaicos, conforme as necessidades de utilização.
O júri, constituído por representantes da Associação Empresarial de Amarante, projeto TEIA+, Associação de Trabalho Humanitário e Organização Social (ATHOS), Colégio de S. Gonçalo, Externato de Vila Meã, Escola Profissional António do Lago Cerqueira e Escola Secundária de Amarante, considerou, unanimemente, que os três projetos apresentaram uma altíssima qualidade, estando todos os alunos envolvidos no projeto de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido.
O projeto vencedor do concurso foi o “Gerador Fotovoltaico”, tendo os alunos que o desenvolveram sido premiados com uma viagem a Bruxelas, a decorrer no final do mês de julho.
Posteriormente, teve lugar no dia 23 de maio, nas instalações do Instituto Empresarial do Tâmega, o Encontro de Jovens Empreendedores, em que foi feita a apresentação dos projetos das cinco escolas participantes no Concurso Ideias de Negócio (Escola Secundária de Amarante, Colégio de S. Gonçalo, Externato de Vila Meã, Escola Profissional António do Lago Cerqueira e CENFIM) aos alunos das referidas escolas, bem como a empresários de diversas áreas e a representantes da Fundação Manuel António da Mota.
Reiteram-se os votos de parabéns aos alunos da Escola Secundária de Amarante, que com os seus projetos representaram esplendidamente a qualidade da formação da nossa escola, esperando que estas ideias de negócio venham a ser concretizadas num futuro próximo.
Sem comentários:
Enviar um comentário