No passado dia 10 de março, a Escola Secundária/3 de Amarante participou na sessão distrital do Projeto Parlamento dos Jovens – edição 2014/2015 - que se realizou na Escola Secundária de Rio Tinto.
Da responsabilidade da Assembleia da República e sob organização do Instituto Português da Juventude o tema do Projeto, para este ano letivo, era «Ensino público e privado: que desafios?».
Esta sessão contou com a participação de 3 deputados, representantes dos alunos do ensino secundário que frequentam a Escola Secundária/3 de Amarante.
Ana Sofia Almeida – 12º CSE, Bruno Emanuel Cerqueira – 12º CSE, Luís Miguel Teixeira – 12º CSE
Os “deputados parlamentares” representantes da Escola Secundária/3 de Amarante apresentaram e defenderam o PROJETO DE RECOMENDAÇÕES, desenvolvido e aprovado pelos alunos seus representantes:
"Por estarmos convictos de que a educação dos cidadãos é um pilar fundamental no crescimento e desenvolvimento de qualquer país e por reconhecermos que, atualmente, o setor da Educação em Portugal - tanto a nível público, como privado - enfrenta múltiplos desafios, propomos as medidas abaixo elencadas e justificamos seguidamente o seu enquadramento:
1. A integração de estágio nos cursos científico-humanísticos traria inúmeras vantagens, quer a nível letivo, quer a nível profissional. A nível letivo, contribuiria para uma melhor compreensão dos conteúdos lecionados e para uma melhor preparação para o ensino universitário; está mais que provada a importância da experiência profissional. A nível da preparação para a vida profissional, quer ela aconteça logo após a conclusão do 12.º ano, quer após a conclusão do ensino universitário, seria uma forma de ter os primeiros contactos com o mercado de trabalho e de aplicar conhecimentos teóricos em projetos reais em ambiente empresarial. Teria um peso diminuto na nota final e seria opcional, ocorrendo no terceiro e último período do 12.º ano. Para colocar em prática esta medida, seria fundamental uma boa articulação entre a escola e empresas selecionadas.
2. A informatização do ensino, que consideramos lógica e fundamental nas escolas dos dias de hoje, concretizar-se-ia através de duas medidas essenciais: a substituição dos manuais físicos por versões digitais, promovendo o uso de tablets e computadores portáteis no contexto de sala de aula; a criação de uma plataforma digital a nível de escola, que integrasse uma base de dados acessível a todos os docentes e alunos com os conteúdos de cada disciplina e um fórum ativo para esclarecimento de dúvidas. A primeira medida diminuiria consideravelmente o peso carregado pelos alunos diariamente em material escolar, que excede não raras vezes o recomendado e que, a longo prazo, pode ser a causa de problemas de saúde graves. Proporcionaria ainda atualizações permanentes dos conteúdos de todas as disciplinas, nomeadamente a nível de dados estatísticos, cuja análise atualizada é de elevadíssima importância, por exemplo, no estudo das ciências sociais, como é o caso da economia e da geografia. Esta medida, aliada à plataforma digital, resultaria numa maior interatividade e dinâmica no processo de ensino-aprendizagem e num melhor desempenho dos alunos.
3. A construção "personalizada" do currículo escolar do aluno funcionaria de forma semelhante à do sistema de ensino norte-americano. Os alunos teriam como obrigatórias as disciplinas-base: português, inglês, matemática, educação física e ética profissional. As restantes seriam selecionadas por cada aluno e poderiam ser de caráter científico, artístico e/ou técnico, de acordo com a carreira que desejassem seguir no futuro. Este tipo de ensino contribuiria para um melhor aproveitamento escolar, pois os alunos concentrariam os seus esforços nas disciplinas de maior interesse para si, o que resultaria numa maior motivação para serem bem sucedidos."
Momento formal de votação
Aos alunos participantes no projeto em causa, a Escola Secundária/3 de Amarante e toda a comunidade escolar, honrados com tão brilhante participação, patenteiam merecido reconhecimento.
Professor Coordenador D.D.E.
Marco Matos
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