No dia nove de abril, duas miniempresas, nomeadamente APP Precise Chame e CRA – Chinelos Reutilizáveis de Amarante, criadas por alunas e alunos da turma 10º ano, Curso Profissional Técnico de Contabilidade (PTC), da Escola Secundária de Amarante, foram apuradas para a JAP Unlimited de Vila Real, que irá decorrer no dia 4 de maio. Neste evento estarão presentes dezasseis equipas e apenas uma será selecionada para a competição nacional. Esta competição está integrada nas atividades desenvolvidas em parceria com a instituição Junior Achievement Portugal, no âmbito do projeto Erasmus+ KA229 “School Businesses Made in European Languages” e da medida 4 “Projetos Múltiplos”, do Plano de Inovação da Escola Secundária de Amarante.
A Junior Achievement Portugal (JA Portugal) é uma organização sem fins lucrativos que “prepara jovens para terem sucesso numa economia global através de experiências transformadoras com base em três pilares fundamentais: cidadania e literacia financeira, educação para o empreendedorismo e competências para a empregabilidade”. Um dos seus desafios é o programa EMPRESA que motiva alunos do ensino secundário a pesquisarem uma ideia de negócio para satisfazer uma necessidade de mercado que precisa de ser resolvida ou um conceito inovador de uma ideia de negócio já existente no mercado, de forma a criarem uma miniempresa. Os projetos foram desenvolvidos durante o ano letivo, em contexto de sala de aula e Ensino@Distância, culminando com a submissão dos mesmos e de um vídeo na plataforma “Dreamshaper”, no dia vinte e quatro de março.
Uma vez definida a ideia de negócio, os alunos contaram com o apoio dos professores para atingirem os objetivos que o programa propõe, nomeadamente organizar, gerir e desenvolver o plano de negócios da miniempresa.
Por conseguinte, os alunos e as alunas do 10º PTC, guiados pelos docentes do seu Conselho de Turma, e pelos Coordenadores da JAP Bruno Ramos e Cristiana Cabreira, criaram quatro miniempresas, mas, à “Feira I(limitada) virtual” JAP, candidataram-se três, sendo duas delas selecionadas para competirem a nível regional. Gostaríamos, deste modo, de elogiar todo o trabalho, entusiasmo e dedicação revelados quer pelas alunas e pelos alunos da turma 10º PTC, quer pelos docentes do Conselho de Turma envolvidos no projeto, ao longo destes dois períodos letivos.
Sem comentários:
Enviar um comentário