sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Projeto Erasmus+ KA229 “Popular Folk Dances”: aprendizagem, partilha e colaboração na construção do património folclórico europeu

 De 5 a 11 de dezembro de 2021 estiveram em Bucareste, Roménia, quatro alunos e dois professores da ESA, a representar Portugal no projeto KA229 “Popular Folk Dances: a mirror of the national traditions and of the minorities”. Este projeto envolve cinco países (Itália, Turquia, Roménia, Eslovénia e Portugal) e pretende valorizar a etnografia, a etnologia e o folclore como elementos diferenciadores da nossa identidade nacional e europeia, partilhar a nossa singularidade com os demais povos europeus e contribuir para a construção de uma herança intercultural comum às escolas participantes. As atividades desenvolvidas foram muito variadas e privilegiaram o trabalho colaborativo e cooperativo. Os alunos e professores foram convidados a organizar uma exposição dos trajes e objetos tradicionais que povoam o imaginário do Folclore, levaram a cabo uma demonstração de danças folclóricas e tradicionais de cada país, dinamizaram debates sobre a arte popular dos países envolvidos, participaram em workshops subordinados a temas ligados à dança folclórica e visitaram monumentos e locais de relevo na História e Cultura Romenas. Os alunos tiveram uma oportunidade única de construir conhecimento e refletir criticamente usando linguagem verbal (o Inglês) e linguagem não verbal (a dança).
 Os testemunhos dos alunos falam por si:

 “Esta mobilidade Popular Folk Dances, inserida no Projeto Erasmus, foi, para mim, uma experiência única e incrível que infelizmente não se poderá repetir, num futuro próximo.
 Saliento a ótima estadia e também a fabulosa hospitalidade de todos os que estiveram envolvidos neste projeto. Durante a nossa estadia realizámos diversas atividades, das quais saliento: visitas a palácios, visita ao "Castelo de Peles", passeios pela baixa da cidade de Bucareste onde podemos ver e visitar lojas antigas e típicas. Foi-nos também dada a oportunidade de visitar o tão emblemático Parlamento da Roménia (the Palace of the Parliament). Não posso também deixar de salientar a sua gastronomia e os famosos pratos típicos deste país.
 Por último, gostaria de referir que, com esta oportunidade que me foi dada, conheci pessoas de outros países, com culturas e tradições tão diferentes das nossas. Foi um enorme enriquecimento a nível pessoal, principalmente a oportunidade que tive de praticar e melhorar o meu inglês, pois era através desta língua que comunicávamos entre nós, estudantes de diferentes países.”
 (Ana Carolina Queirós, 10º AV)

 “A mobilidade à Roménia foi uma das melhores experiências que tive até aos dias de hoje. Proporcionou-me a oportunidade de entrar em contacto com diferentes culturas, de conhecer lugares extraordinários, mas também de conviver numa realidade diferente da minha. Foi uma experiência muito enriquecedora, intensa e divertida, na qual criei laços e lembranças inesquecíveis. Fiz amizades que levarei para sempre comigo, na memória e no coração.
 Numa palavra, defino esta experiência como “aventura”. Sem dúvida, algo a repetir.”
 (Beatriz Cunha, 12º PTAS)

 “A minha experiência de Erasmus foi espetacular. Mesmo com todas as restrições, devido à Covid - 19, foi possível ter uma semana inesquecível, onde conhecemos pessoas incríveis de várias nacionalidades diferentes. É uma experiência que todos deveríamos ter. Tivemos oportunidade de conhecer realidades diferentes da nossa, provar comida tradicional romena e visitar locais fabulosos como o Castelo de Peles e o Palácio do Parlamento. A nossa estadia foi diferente da habitual em Erasmus. Ficámos num hotel perto da escola, onde tivemos condições agradáveis, tirando alguns problemas inesperados. Foi uma experiência muito enriquecedora, principalmente no meu inglês, que certamente irei repetir num outro destino.”
 (Joel Rebelo, 12º CLH2)

 “Participei no projeto Erasmus “Popular Folk Dances”. Criei vários cenários e expectativas, mas na realidade a experiência foi para além do expectado!
 Foram cinco dias que, sem dúvida, fizeram florescer o meu lado comunicativo. Conheci e mantenho contacto com amigos além-fronteiras, continuo a desenvolver as minhas capacidades no que se refere ao inglês um pouco todos os dias, ou seja, é uma experiência contínua e até inesquecível! Ao longo da semana fui abrindo a minha mente a novas ideias, culturas e ideologias totalmente diferentes até das pessoas que me rodeiam, e é notória a influência desta rutura de preconceitos no meu dia-a-dia.
 As condições de hospedagem foram agradáveis, melhores do que o esperado, diria, os funcionários super prestáveis, assim como os professores que foram ótimos orientadores e amigos durante toda a experiência, do primeiro ao último momento. O paladar romeno nada tem em comum com o nosso e, por isso, nem sempre apreciei os pratos tradicionais, no entanto, os pontos positivos sobrepuseram-se, claramente, a esta pequena contrariedade.
 No geral, e como referido anteriormente, uma viagem enriquecedora, algo a repetir.”
 (Lara Sousa, 12º CLH2)

Esta mobilidade proporcionou, aos alunos, aprendizagens únicas e, aos professores, momentos de franca e enriquecedora partilha de boas práticas e foi, para ambos, um contexto privilegiado para estabelecer laços de amizade para toda a vida.



Sem comentários:

Enviar um comentário