segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Dia da República

 Mais um momento agradável aconteceu na nossa escola. Procurando juntar alunos de diferentes áreas e também diferentes disciplinas, apresentamos, no dia 4 de outubro, um breve evento alusivo à comemoração do dia da República.
 Iniciou-se o evento com um momento musical, O Homem do Leme, interpretado por uma aluna, acompanhado à viola por dois seus colegas.
 Seguidamente, a apresentadora disse ao que veio. Expôs a atividade como um momento de exaltação daquilo que foi o 5 de outubro de 1910: “A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciada no dia 2 e vitoriosa na madrugada do dia 5 de outubro de 1910, que destituiu a Monarquia Constitucional e implantou um Regime Republicano em Portugal. Entre outras mudanças, com a implantação da República, foram substituídos os símbolos nacionais - o hino nacional, a bandeira e a moeda.”.
 Ao som do Hino da Carta, hino monárquico português, a bandeira do mesmo regime foi sendo arreada e, findo esse processo, o Rei, D. Manuel II, tomou-a e despediu-se dos portugueses dizendo: “É com pesar que tenho de abandonar o país e ir para o exílio em Inglaterra. Mas, se é o desejo do povo, que fazer?”.
 A República, figura feminina, entrou em cena, ao som do hino nacional, A Portuguesa. Entregou a bandeira, que foi hasteada. Os vivas à República e à liberdade ouviram-se, proferidos por todo o público assistente.
 Para finalizar este breve evento, ouviu-se uma música de fundo dos violinistas que já tinham participado no momento musical. A interpretação do poema de Ruy Belo, “Portugal Futuro”, foi levada a cabo por duas alunas, enquanto uma outra, brilhantemente, apresentou um pequeno número de dança.
 Com esta atividade, procuramos mostrar que as datas importantes da nossa história devem ser lembradas e que a interação entre alunos de diferentes disciplinas, neste caso de História e Português, pode acontecer. Reunir alunos de várias turmas para assistir, de forma cívica, ao trabalho apresentado por outros alunos é, sem dúvida, um dos variados caminhos para um ensino mais ativo e atraente.

 O Grupo de História.

Sem comentários:

Enviar um comentário