segunda-feira, 7 de março de 2022

Projeto Clube de Inteligência Emocional

 O Clube de Inteligência Emocional (IE), orientado pela professora Elisa Carvalho, que visa a promoção de competências socioemocionais, potenciando o integral desenvolvimento de toda a comunidade educativa, abraçou, durante o mês de fevereiro, as turmas do 7ºA, B, E, F, G e 8ºA. Em março, terminar-se-á o número das sessões planificadas com todas as turmas que faltam do 7º e 8º ano, para continuar com as turmas do 10º ano dos cursos profissionais.
 No âmbito deste clube, pretende-se, através de atividades com o uso de metodologias de educação não formal, promover a empatia, a autorregulação emocional, lidando com as emoções de forma saudável e fluida, o trabalho de grupo e o auto e heteroconhecimento, pois quando se aprende a relaxar contorna-se fatores de stress e ansiedade, o que ajuda a gerir o desempenho de forma mais proficiente. No fundo, é o reconhecimento de que trabalhar as emoções é a base da felicidade enquanto construção diária – pessoal e coletiva (o eu e os outros).
 Para além de ser uma das soft skills mais importantes, quando bem trabalhada, essa é uma competência que traz maior equilíbrio na vida escolar, relacional e pessoal e que pode ser desenvolvida por cada um de nós.
 As sessões dinamizadas pela professora Elisa Carvalho, iniciam-se sempre com a técnica Mindfulness ou pequenas meditações, uma atitude de não julgamento e paciência. De igual forma, a título voluntário e em parceria com o Projeto de Clube de Inteligência Emocional, as psicólogas Dr.ª Carla, Dr.ª Andreia e Dr.ª Inês também já dinamizaram sessões de IE, assim como a professora Natalie, artista residente da escola, na qual se procura dar resposta a uma articulação ao clube IE com técnicas diversificadas de autorregulação emocional.
 Além destas sessões, o Projeto Clube de Inteligência Emocional facilita o Clube de Meditação, para todos os alunos, às terças-feiras das 10:35 às 11:25, no pavilhão K, sala 1, assim como, todas as segundas e quintas-feiras, das 16:30 às 17:00, na Biblioteca, os professores e colaboradores da ESA podem beneficiar, através de técnicas de respiração conscientes, meditações e técnicas de Mindfulness, de uma maior tranquilidade, concentração, combate ao stress e foco no presente.





Sem comentários:

Enviar um comentário