sexta-feira, 18 de março de 2022

Projeto Erasmus+ KA229 “Popular Folk Dances”: mobilidade à Eslovénia

 De 6 a 12 de março de 2022 os docentes da ESA Alice Sousa, Jorge Lopes e Laura Pinheiro e os alunos Margarida Meireles, 10º CLH1, Paulo Aguiar, 10º CLH1, Pedro Pinto, 11º CT4, e Sarah Carvalho, 11º CLH3, estiveram em Bohinj, Eslovénia, a representar Portugal no projeto KA229 “Popular Folk Dances: a mirror of the national traditions and of the minorities”. Este projeto envolve escolas de cinco países (Itália, Turquia, Roménia, Eslovénia e Portugal) e pretende valorizar a etnografia e o folclore como elementos diferenciadores da nossa identidade nacional e europeia, partilhar a nossa riqueza cultural e valorizar a cidadania e coesão europeias.
 Os alunos e os professores estiveram envolvidos em diferentes atividades, nas quais o trabalho colaborativo reinou. Assim participaram em diferentes workshops de danças tradicionais e de artesanato; assistiram a palestras sobre o folclore da região de Bohinj e sobre o parque natural de Triglav; puderam experimentar o Cross Country Skiing e compreender a relevância desta atividade para o desenvolvimento económico e cultural dos eslovenos.
 Foi uma semana mágica durante a qual alunos e professores enriqueceram a nível pessoal e profissional, tendo criado laços com todos os participantes e desenvolvido competências linguísticas em língua inglesa e competências pessoais. Os testemunhos dos participantes que se transcrevem são uma prova do sucesso desta mobilidade:

 “Esta semana foi uma das melhores experiências que alguma vez tive na minha vida! Foi uma experiência enriquecedora a todos os níveis. Foi muito interessante conhecer parte das culturas e das experiências dos grupos que vieram dos vários países. No pouco tempo que estive com eles, fiquei a conhecer alguns dos seus hábitos, tradições e gastronomia. Adorei todas as atividades que realizámos: ski, workshops de dança e arte, os vários passeios que demos pelas vilas e o lago. Achei muito curioso o facto de as crianças da escola andarem nos espaços interiores de chinelos em vez de sapatos de rua. Adorei visitar Bohinj, uma vila lindíssima, rodeada por montanhas e com muitos espaços verdes. Encontrei pessoas muito genuínas, simpáticas e dispostas a compartilhar a sua cultura. Todos os momentos que vivi ficarão para sempre no meu coração!”
 (Margarida Meireles Basto, 10º CLH1)

 “Para mim o Erasmus+ na Eslovénia foi uma experiência única, rodeado de excelentes companheiros de viagem. Foi um novo método incrível de aprendizagem e que definitivamente toda a gente deveria experimentar pelo menos uma vez na vida.”
 (Paulo Aguiar, 10º CLH1)

 “A minha experiência no Projeto Erasmus+ com a mobilidade a Bohinj, Eslovénia, foi espetacular, pois além de conhecer novas pessoas, pude desfrutar de lugares que, com certeza, vou querer visitar novamente. Foi uma semana incrível, onde criei memórias inesquecíveis, fiz novas amizades e diverti-me imenso com os colegas estrangeiros e com os professores. É uma experiência que vou querer repetir tanto para melhorar o meu inglês quanto para conhecer outras culturas e pessoas.”
 (Sarah Carvalho 11ºCLH3)

 “Embarco no avião nervoso. Saio da minha zona de conforto. Mal eu sabia que iria ser das melhores semanas da minha vida. Com esta mobilidade ficaram memórias, experiências que nunca vão ser esquecidas, mesmo com o passar do tempo. Irei sempre lembrar-me dos rostos, das vozes, das brincadeiras. Foram feitas amizades que permanecerão. Fico grato por ter tido a oportunidade de ter embarcado nesta aventura. O projeto Erasmus+ é uma mais-valia para todos.”
 (Pedro Pinto, 11º CT4)

 “A mobilidade “Folk Dances”, no âmbito do Programa Erasmus+, a Bohinj, na Eslovénia, possibilitou a todos os envolvidos um programa riquíssimo, orientado pelos nossos anfitriões (diretora, professores e alunos), proporcionando o conhecimento e promoção de atividades sociais e culturais dos países parceiros neste projeto. Para além disso, também estreitámos os laços entre cidadãos da Comunidade Europeia, desenvolvemos a proficiência linguística em língua inglesa, aprendemos danças tradicionais de todos os países envolvidos, relembrámos o “Regadinho”, apresentámos o “Malhão” e ainda desenvolvemos habilidades na área dos trabalhos oficinais de tradição eslovena. Os alunos e professores eslovenos brindaram-nos, ainda, com uma visita guiada, a pé, pela capital – Liubliana. Foi uma experiência muito enriquecedora, quer como docente, quer enquanto pessoa. Os nossos alunos deixaram-nos orgulhosos e aconchegados, quer pela sua exemplar apresentação teórica e prática, quer pela postura exemplar durante todas as atividades. Parabéns!”
 (professora Alice Sousa)

“O projeto Erasmus+ proporciona experiências e aprendizagens que, por melhor que possa ser uma aula, esta jamais conseguirá dar aquilo que começa no momento em que o voo se inicia e nunca tem fim, pois no regresso da viagem guardam-se recordações de paisagens, de rostos e de momentos que, embora com o tempo possam atenuar-se, jamais desaparecerão. Isso é viver.”
 (professor Jorge Lopes)

Esta mobilidade proporcionou, aos alunos e aos professores, aprendizagens únicas e momentos muito enriquecedores que ficarão, sem dúvida, registados nos corações de todos.








Sem comentários:

Enviar um comentário