sábado, 20 de novembro de 2021

GNR apadrinharam plantação de 40+1 árvores no Dia da Floresta Autóctone na ESA


 Para assinalar o Dia da Floresta Autóctone, dia 23 de novembro, a Escola Secundária de Amarante, em colaboração com o Município de Amarante e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, convidou os GNR para plantarem 40 árvores no concelho e 1 na ESA.
 De forma a apelar a uma cidadania consciente e ativa, a banda de Rui Reininho, Tóli César Machado e Jorge Romão apadrinhou esta plantação, numa altura em que se prepara para dar início às celebrações dos seus 40+1 anos de carreira.
 Esta iniciativa, cujo mentor é o professor Miguel Candeias, enquadra-se na estratégia de promoção e conservação do Campus Escolar e pretende, também, sensibilizar para a proteção e conservação da natureza e da biodiversidade.
 Diferentes espécies – Amieiro, Plátano-bastardo, Medronheiro, Bétula, Freixo Duarte D’Armas, Azevinho, Loureiro, Azereiro, Carvalho alvarinho, Sobreiro e Negrilho – foram plantadas em vários locais e foram nomeadas, individualmente, com títulos de músicas do trio portuense como, por exemplo, “Efectivamente”, “Pronúncia do Norte”, “Popless”, “Sub-16”, “Mais vale nunca”, entre outras, com recurso a etiquetas visuais QR Code que permitem aceder a um conjunto vasto de informação através do telemóvel.
 Recorde-se que em 2019 foram os Blind Zero a apadrinhar a plantação de uma árvore Freixo Duarte D´Armas na Escola Secundária de Amarante.

 O evento foi noticiado em múltiplos órgãos de comunicação social:












ESA na Estónia: professoras e alunos da ESA estiveram em Linnamãe Kula, na Estónia, no âmbito do projeto Erasmus+ KA2: We only have one planet


 As professoras Fernanda Capela e Julieta Freitas acompanharam cinco alunos: Catarina Andrade; Maria Files; Maria João Almeida; Pedro Costa e Tiago Lopes, da Escola Secundária de Amarante, a Linnamãe Kula, na Estónia, de três a nove de outubro, para representarem Portugal no projeto internacional Erasmus+ KA229 “We only have one planet”. Trata-se de um projeto de partilha de boas práticas entre escolas de cinco países: Portugal, Islândia, Letónia, Dinamarca e Estónia que tem como objetivos principais a proteção do ambiente e a procura de soluções que minimizem os efeitos nefastos da produção de resíduos.
 Os alunos e as docentes estiveram envolvidos, com alunos e professores de todas as escolas parceiras, em várias atividades relacionadas com o estudo dos diferentes problemas ambientais que afetam as comunidades onde cada estabelecimento de ensino está inserido. Durante esses dias, os alunos tiveram a oportunidade de participar em atividades práticas, dando lugar a um trabalho interativo. Todas as atividades tiveram como fio condutor a problemática do lixo, o tratamento de resíduos, reciclagem, o consumo sustentável e a preservação de habitats.
 Os alunos analisaram problemas ambientais relacionados com esta região, nomeadamente o microplástico no Mar Báltico e a poluição provocada pelos navios e os impactes nas populações da avifauna. Neste âmbito, assistiram a uma palestra na Tallinn University of Technology Department of Marine Systems.Visitaram a reserva Natural de Matsalu acompanhados por um especialista na conservação de aves e dos seus habitats que foi explicando os processos que ocorrem nos pântanos.Visitaram também a reserva natural de Silma, onde realizaram diversas atividades relacionadas com os problemas ambientais do mar Báltico e observação de aves, tendo feito uma caminhada na floresta/bosque ao anoitecer com o objetivo de observar in loco bandos de aves. Os alunos tiveram oportunidade de recolher fungos existentes no tronco das árvores que utilizaram posteriormente para fazer uma espécie de papel que trouxeram como souvenir. Também planificaram e realizaram um vídeo educativo sobre boas práticas ambientais.
 A experiência foi enriquecedora a nível de aprendizagem e sensibilização sobre os problemas ambientais, e permitiu o desenvolvimento de diferentes competências, incluindo a comunicação em língua inglesa e, sobretudo, a criação de laços estreitos entre alunos e professores de diferentes nacionalidades europeias que juntos procuram lutar por um mundo melhor e mais sustentável.
 Os alunos adoraram a experiência, como se pode deduzir pelos seus comentários:

 “Pude desfrutar de uma experiência única, juntamente com os meus quatro colegas e as professoras. Vivenciei novos hábitos e costumes, criei laços com pessoas de diferentes países, visitei lugares magníficos e as atividades realizadas na escola de Oru permitiram-me partilhar e aumentar o meu conhecimento. Sem dúvida, uma experiência que recomendo a todos, pois é uma forma de alargarmos a nossa visão do mundo.”
 (Maria João Almeida, 12CT5)

 “… melhor experiência que tive na vida. Conheci uma nova cultura, novas pessoas, diferentes maneiras de ser e de pensar. Lugares, comidas e escola completamente diferentes. Aprendi muito com esta mobilidade e fiz novas amizades. Sem dúvida que nunca me vou esquecer.”
 (Catarina Andrade, 12CT5)

 “As atividades foram todas bastante interessantes, consegui enriquecer os meus valores culturais e sociais. Durante a semana adquiri conhecimentos sobre o tema principal da mobilidade, sobre o país, a cultura, os monumentos históricos, as pessoas e a sua rotina. Recomendo a todos a inscrição nas mobilidades Erasmus.”
 (Tiago Lopes, 12PTGEI)

 “Foi uma das melhores experiências que já tive. Fiz imensas amizades com pessoas de vários países e com isso aprendi sobre várias culturas. Nunca irei esquecer”
 (Maria Files, 10AV)

 “A mobilidade à Estónia foi uma experiência inesquecível e sem dúvida irei recordar todos aqueles momentos de uma forma positiva. Possibilitou-me um maior conhecimento sobre o meio ambiente e o seu estado neste momento em outros pontos do mundo e as possíveis formas de lidar com a situação que temos em mãos. Também me fez envolver com outro tipo de cultura.”
 (Pedro Costa, 12PTRB)

 Reserva Natural de Matsalu e caminhada no pântano




Tallinn University of Technology - Department of Marine Systems



Fungos dos troncos das árvores transformados em papel


Reserva Natural de Silma




Caminhada na floresta/bosque ao anoitecer


quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Día de los muertos


 No dia 2 de novembro, os alunos de Espanhol do 7.º e 8.º ano de escolaridade foram convidados a participar na celebração do “Día de los Muertos”, uma festividade que se celebra no México e outros países da América Central, assim como num concurso de “La Catrina, la Dama de la Muerte”, em articulação com a disciplina de Educação Visual. O “Día de los Muertos”, é uma celebração anterior à chegada dos espanhóis e tornou-se um símbolo nacional, sendo agora celebrado noutros países, um pouco por todo o mundo.
 Vários alunos participaram na decoração e criação de um altar típico no pavilhão C que foi decorado com um cartaz da artista Frida Kahlo, pintado pelos alunos do 11º AV, o qual agradecemos pela vossa criatividade e empenho. Todas as turmas de espanhol participaram no concurso das fantásticas máscaras de “La Catrina”, expostas nas galerias da ESA.
 No dia 3 de novembro, em articulação com o projecto Filocinema, os alunos visualizaram o filme “Coco” que retrata as tradições típicas desta celebração. Todos os alunos se empenharam neste projeto, cumprindo o estabelecido, sem falhas, e com muita criatividade. Aos encarregados de educação, agradecemos a disponibilidade e prontidão com que apoiaram os seus educandos nesta tarefa.

 A todos, ¡muchísimas gracias!


terça-feira, 9 de novembro de 2021

Web Summit 2021


Last Wednesday, November 3rd, 24 ESA students and 3 teachers from 12th form were offered the chance to attend the well-known international event Web Summit 2021 which takes place in the Altice Arena in Lisbon every year.
Several varied issues were eloquently addressed to. Technology at the service of Medicine; the environment and sustainability; social networks - their benefits and drawbacks; how to become an influencer; the modern world of work and teleworking were only a few examples of the conferences we have attended.
The speakers were all brilliant experts, diligent scientists and entrepreneurs, famous international figures and even politicians from all around the world, interviewed by cunning journalists.
No wonder the conferences were thought-provoking and very up-to-date. I believe it has not only greatly helped our students to learn about the latest trends in technology and at work but also in the art of making an effective and interesting oral presentation. Lots have been said and discussed about important matters that are affecting our society and that we should all be concerned about.
As a teacher and chaperone I am proud to say it was a unique opportunity for our students who behaved so maturely that they were well worth the opportunity offered!
Let’s hope there will be more next year!

Daniela Amorim (ESA Teacher of English)