quinta-feira, 21 de abril de 2022

Projeto Erasmus+ 2019-1-RO01-KA201-063830 “Job Shadowing” na Roménia

 De 5 a 14 de abril de 2022 os docentes da ESA Bruno Teixeira e João Basto, ambos de Educação Física, estiveram em Cristuru Secuiesc, na Roménia, a representar Portugal no projeto KA201 “Emotional Management: Tool to fight social media dependency”. Este projeto envolve vários profissionais de escolas, câmaras municipais e organizações não governamentais (ONG) de três países (Espanha, Portugal e Roménia) e pretende melhorar a capacidade de todos os participantes identificarem sentimentos e emoções, assim como lidar com os mesmos, e saber como ajudar os outros aquando do trabalho com estudantes e grupos de jovens, contribuindo para uma menor dependência das redes sociais.
 Os professores estiveram envolvidos em diferentes atividades no Liceul Teoretic “Órban Balàzs”, escola secundária em Cristuru Secuiesc, nas quais imperou o trabalho colaborativo, na observação e partilha de práticas educativas com os professores romenos e espanhóis. Além da observação direta de diversas aulas, nas mais variadas disciplinas (Matemática, Física, Química, Geografia, Alemão, etc.), os professores tiveram também a oportunidade de lecionar conteúdos relacionados com a inteligência emocional em algumas turmas do 11º ano, bem como de participar de algumas atividades extracurriculares, como o “peddy papper” e o “dia da poesia”, onde se escrevem poemas pelas ruas de Cristuru.
 No plano cultural foram realizadas algumas visitas a localidades como Viscri, património mundial da UNESCO, e onde o príncipe Carlos de Gales tem uma casa de férias; visita à terra natal do famoso Vlad Dracul (Drácula), a mítica cidade de Sighisoara. A visita que mais marcou esta experiência foi às minas de sal de Praid, cujas galerias fantásticas foram uma experiência inédita para todos os participantes.
 Como uma das atividades finais deste job shadowing, a escola anfitriã realizou um sarau cultural onde os professores tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos costumes e tradições daquela localidade.
 Finalmente, estivemos reunidos na ONG local, a Asociatia de Tineri din Ardeal (ATA), onde foi feita uma retrospetiva de todo o projeto, desde o início em 2019, sendo realizado um balanço das atividades do job shadowing e a calendarização das atividades futuras.
 Foram oito dias de partilha e trabalho intensivo, durante os quais os professores participantes enriqueceram a nível pessoal e profissional, tendo criado laços com todos os intervenientes e desenvolvido competências linguísticas, nomeadamente em língua inglesa.













Sem comentários:

Enviar um comentário