sexta-feira, 15 de abril de 2022

Projeto Erasmus+ KA229 “Open Paths”: mobilidade a Sóller, Espanha

 De 5 a 12 de março de 2022 os docentes da ESA Ana Isabel Paiva e Alfredo Pinheiro e os alunos Ana Carolina Ribeiro, 11º CT1, Ana Clara Gonçalves, 11º CT3, Bruno Vieira e Luana Soares, ambos do 12º CT3, estiveram em Sóller, Espanha, a representar Portugal no projeto KA229 “Open Paths Towards a Sustainable Future”. Este projeto envolve escolas de cinco países (Espanha, Dinamarca, Finlândia, República Checa e Portugal) e pretende alertar para a importância da adoção de atitudes mais responsáveis a nível da proteção da natureza e do ambiente e da sustentabilidade do planeta.
 Os alunos e os professores estiveram envolvidos em diferentes atividades nas quais o trabalho colaborativo reinou. Assim, participaram em várias caminhadas através da natureza, rodeados de paisagens encantadoras, visitaram uma casa sustentável, visitaram a Fundação “Amadip Esment” que visa empregar e/ou formar pessoas com necessidades especiais para integração no mercado de trabalho, participaram numa aula de ioga, na praia, visitaram uma casa senhorial em Raixa e um centro de reciclagem e reaproveitamento de materiais que a sociedade rejeita “To Dexailles”.
 Foi uma semana mágica durante a qual alunos e professores enriqueceram a nível pessoal e profissional, tendo criado laços com todos os participantes e desenvolvido competências linguísticas em língua inglesa e competências pessoais. Os testemunhos dos participantes que se transcrevem são uma prova do sucesso desta mobilidade:

 “Devo dizer que participar nesta mobilidade mudou muito a forma como vejo o mundo em que vivemos. Para além de ter conhecido pessoas de várias nacionalidades, de ter aprendido um pouco da sua língua e dos seus costumes, pude também conhecer todos os objetivos de uma sociedade sustentável. Foi, sem dúvida, uma das melhores semanas da minha vida!”
 (Ana Carolina Ribeiro, 11º CT1)

 “Esta mobilidade abriu a minha perspetiva sobre outras culturas e outras formas de viver. O facto de contactar, por uma semana, com pessoas que têm modos de vida completamente diferentes, abriu-me os olhos e fez-me ver as coisas de um ponto de vista diferente. Também me ajudou a melhorar a minha forma de comunicar, os meus hábitos sociais e, também, o meu inglês. Esta experiência mostrou-me que posso ser uma pessoa mais independente e que sou capaz de resolver alguns problemas sozinha. Gostei, realmente, de conhecer novas pessoas, fazer novos amigos e ter experiências incríveis com eles.”
 (Ana Clara Gonçalves, 11º CT3)

 “Desde há algum tempo que recebia, seja de amigos ou colegas de turma, testemunhos das suas experiências num projeto Erasmus+. Falavam sempre da incrível experiência que era, das ligações que se criavam, do enriquecimento pessoal que daí surgia. Decidi candidatar-me ao projeto Erasmus+ KA229 Open Paths, para mobilidade a Maiorca, e as expectativas foram mais que superadas.
 O período de 5 a 12 de março de 2022 contemplou uma das melhores semanas que já vivi. O privilégio de poder partilhar as nossas experiências, culturas, hábitos, ao mesmo tempo que podemos, não só aprender novas línguas e melhorar o inglês, como também, conhecer um novo lugar e criar laços de amizade para toda a vida, é imensurável.
 Nesta semana estivemos em contacto com a Natureza, conhecemos cada canto de Sóller (bem como parte dos municípios envolventes), ricos em história, cultura, tradições… aprendemos mais sobre sustentabilidade e os problemas de vários países da Europa que, ao seu ritmo, caminham para atingir os objetivos da Agenda 2030.
 Aprendi imenso durante esta semana, fiz amizades incríveis, e sinto que, de certa forma, esta semana mudou a minha vida. Não podia estar mais grato por esta oportunidade.”
 (Bruno Vieira, 12º CT3)

 “Depois de tantos meses à espera, embarquei na aventura mais louca que já fiz. Fui para casa de alguém, sem ter falado com a família pessoalmente antes. Embarquei com a esperança de conhecer uma nova cultura, de me divertir e conhecer novas pessoas. Isso aconteceu, mas não desde o início. No início, quando cheguei, tive de me separar dos portugueses. Aí, de repente, perdi a proteção que eu tinha dos professores e da língua portuguesa. Eu sentia-me muito desconfortável e com um pouco de medo da família que ia encontrar. As pessoas daquela família eram muito diferentes de mim, roupas, estilo, hábitos, tudo. (…) Mas, com o tempo, esse sentimento estranho passou e eu tentei o meu melhor para me adaptar e ajudar a mudar a rapariga que me acolheu. Mudar no bom sentido. Ajudei-a a comunicar mais, a desenvolver o seu inglês, mas também a perder a timidez e o medo de se expressar. Comecei a perceber que a minha missão no Erasmus não era apenas melhorar-me, mas também melhorar quem me acolheu. Ao longo da semana adorei conhecer todos os participantes e senti-me muito triste por ter de deixar de estar com eles. (…)
 Adorei a experiência e acho que quando cheguei a Portugal e recomecei a minha rotina senti-me uma nova pessoa.”
 (Luana Soares, 12º CT3)

 Esta mobilidade proporcionou, aos alunos, aprendizagens únicas e, aos professores, momentos de franca e enriquecedora partilha de boas práticas e foi para ambos um contexto privilegiado para estabelecer laços de amizade para toda a vida.




Sem comentários:

Enviar um comentário