segunda-feira, 30 de maio de 2022

Atividade "Saúde Mental"

 No dia 13 de maio, a nossa escola foi palco do evento “Saúde Mental”, coordenado pela equipa do projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES). De propósitos claros e simples, pretendeu-se, acima de tudo, desmistificar, clarificar, partilhar e esclarecer dúvidas, mitos e preconceitos relacionados com o tema, de uma forma dinâmica, apelativa e interativa.
 No período da manhã, pudemos contar com a participação do Cento Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira (CCA) – uma referência do ensino artístico da região –, que presenteou várias turmas, de diferentes níveis do ensino básico, regular e profissional, com espetáculos de dança e música. Big Band interpretou obras de referência do estilo pop/jazz, e várias foram as técnicas de dança a que assistimos, desde a energia do Hip Hop, passando pela inovação do Contemporâneo e pelo sapateado do Flamenco.
 No intervalo grande da manhã, foi realizada uma Mandala Humana, sob a coordenação da professora Elisa Carvalho, do Clube da Inteligência Emocional, e a colaboração da equipa do projeto Aprender com Arte, António Portela e Natalie Monteiro.
 Da parte da tarde, a Sra. Diretora da Escola Secundária de Amarante, Ana Cristina Santos, abriu a “Mesa Redonda” com a eloquência de um discurso enaltecedor da escola como espaço privilegiado para o desenvolvimento integral do indivíduo. Especialmente direcionada para os alunos do ensino secundário, encarregados de educação e professores, a “Mesa Redonda” contou com a honrosa participação de uma jovem Médica psiquiatra da terra, Beatriz Jorge, que, pela partilha das suas experiências e conhecimentos, procurou, com a excelente mestria da oratória, refletir/analisar os testemunhos de um grupo de alunos do 11.º ano, num vídeo produzido pela equipa do projeto Aprender com Arte, e esclarecer dúvidas e preocupações, nomeadamente dos restantes elementos da mesa: Coordenadora do Departamento de Apoio e Orientação Educativa da ESA, Teresa Lopes, Presidente da Associação de Pais, Ricardo Magalhães, e Presidente da Associação de Estudantes, Bruna Ribeiro. A “Mesa Redonda” foi apresentada pela Psicóloga Sílvia Teixeira, e moderada pela Assistente Social Célia Pinto, técnicas da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Amarante.
 De salientar que um evento desta natureza, de inquestionável importância na atualidade, só se pôde concretizar com o apoio logístico, a grande abertura e incentivo da Direção da escola, bem como da extraordinária colaboração de todos os elementos acima mencionados e da Associação de Estudantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário