Nos dias 7, 8 e 9 de abril, as equipas constituídas por alunos dos Cursos Profissionais Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, participaram na RoboParty2022 em representação da nossa escola.
A Roboparty é um evento pedagógico, realizado na Universidade do Minho – Pólo de Guimarães, que reúne equipas de quatro pessoas, durante três dias e duas noites, para construir, programar e competir com robots móveis autónomos. É organizada pelo Grupo de Automação e Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e a Empresa SAR – Soluções de Automação e Robótica. Este evento serve também para aprender ciência e tecnologia, onde tutores, (alunos e docentes universitários de Eletrónica Industrial), acompanham os alunos.
A edição de 2022 da Roboparty contou com aproximadamente 124 equipas com um total de mais de 500 participantes e com a participação da Escola Secundária de Amarante, através dos alunos da turma 12.º PTEAC: João Pedro Alves da Silva, João Pedro Cunha e Silva e Vítor Manuel Lopes Coelho, equipa MICROONDAS, e Pedro Filipe da Mota Bastos, Tiago Manuel Ferreira Pinto e Francisco Samuel Ribeiro Barbosa, equipa COBITS, acompanhados e orientados pelos professores Rui Rodrigues e Manuel da Costa Cardoso. Este evento teve como principal objetivo a construção e programação de um robot, dotando assim os alunos de competências essenciais no seu processo formativo e respetiva área de formação. A equipa cumpriu os objetivos estabelecidos tendo competido em todas as provas. Assim, é de referir que tiveram uma boa prestação nas provas de obstáculos, quinto lugar, e Race of Champions, Fun Challenge, segundo lugar e prémio Inovação, entre equipas de todo o país. Foi a melhor prestação de sempre desta escola.
O programa do RoboParty incluía formação na área da eletrónica, soldadura, sistemas robóticos, e programação e, em simultâneo, decorriam atividades desportivas. Assistimos também à formação na área da visão por computador e inteligência artificial.
O objetivo de trabalho é montar um robot autónomo programável a partir dos seus componentes eletrónicos (resistências, condensadores, díodos, etc). Depois de distribuídos os componentes necessários para a montagem e depois da formação, começa o processo de soldadura. Este processo de montagem conclui-se no primeiro dia com os robots da nossa escola a funcionarem à primeira tentativa. Na continuação dos trabalhos, houve lugar para iniciação à linguagem de programação do robot onde foram concebendo vários programas. No segundo dia, e depois de executados, transferiram-se os diversos programas para que os robots conseguissem percorrer a pista de obstáculos, primeira das quatro provas a realizar, sem colidir com qualquer parede, tendo alcançado o quinto lugar. Na segunda prova, Race of Champions, conseguiram terminá-la com uma classificação modesta. No terceiro dia, participámos na prova de dança que incluía os robôs que as duas equipas da escola programaram em conjunto e na prova Fun Challenge. Nesta prova, a nossa escola ficou em segundo lugar e conseguiu o prémio atribuído a uma única equipa – Prémio Inovação.
Esta participação na RoboParty foi muito enriquecedora, sobretudo pela aprendizagem de novas técnicas e partilha de experiências com alunos de outras escolas. Os objetivos a atingir foram claramente alcançados, ao promoverem o ensino experimental das ciências e a diversificação metodológica, enfatizando o recurso a metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Foram também desenvolvidas metodologias prático-experimentais no ensino de caráter tecnológico.
Destacamos também que, com esta participação, foi possível trazer para a escola dois robots autónomos que enriquecerão, no futuro, as aulas de alguns módulos das disciplinas da componente técnica. O feedback dos alunos foi bastante positivo, foi realçada a interatividade entre dinamizadores e alunos e o interesse em dar seguimento às iniciativas que envolvam a robótica.
Em jeito de síntese e como avaliação, importa destacar que os objetivos propostos foram atingidos na íntegra, tendo os alunos mostrado o seu agrado pela aprendizagem efetuada, ficando constatado que a participação neste evento foi, sem dúvida, uma mais-valia para quem integra estes cursos.
Também destacamos a atitude extremamente correta e adequada dos alunos, bem como a sua participação ativa e entusiasta, ao longo de toda a RoboParty, o que, como professores, nos deixou bastante satisfeitos e com o sentido de “dever cumprido”.
Para terminar, realçamos que estes alunos poderão participar em futuras iniciativas do género, pois correspondem plenamente ao perfil exigido.
Os professores: Manuel Cardoso e Rui Rodrigues.
Seguem algumas fotos do evento:
Sem comentários:
Enviar um comentário