segunda-feira, 6 de junho de 2022

Mobilidade Erasmus+ “Folk dances” a Cagliari, Sardenha (Itália)

 De 8 a 14 de maio de 2022 os docentes da ESA Bruno Teixeira (Educação Física) e José Rui Fonseca (História) e as alunas Ana Miguela Sampaio (10º CSE), Leonor Lopes (10º CT4), Beatriz Queirós (10º AV), Maria Vasconcelos (11º CLH3) e Francisca Queirós (12º CT3), estiveram em Cagliari, Sardenha (Itália) a representar Portugal no projeto KA229 “Popular Folk Dances: a mirror of the national traditions and of the minorities”.
 Este projeto envolveu escolas de cinco países (Itália, Turquia, Roménia, Eslovénia e Portugal) e pretendia valorizar a etnografia e o folclore como elementos diferenciadores da nossa identidade nacional e europeia, partilhar a nossa riqueza cultural e valorizar a cidadania e coesão europeias.
 As alunas e os professores estiveram envolvidos em diferentes atividades culturais, que culminaram com o festival de folclore que encerrou este projeto. Visitaram o centro histórico de Cagliari, o mercado antigo San Benedetto, o museu municipal (antiga Câmara), a Passegiatta Coperta, onde assistiram a uma palestra e exposição de Galileo Galilei, visitaram ainda a Poetto beach e a marina da cidade. No último dia do programa, visitaram a estação arqueológica de Tharros, um local paradisíaco, onde tiveram oportunidade de explorar as magníficas praias adjacentes.
 Foi uma semana mágica durante a qual alunas e professores criaram laços com todos os participantes e desenvolveram competências linguísticas em língua inglesa, bem como competências pessoais. Os testemunhos das alunas participantes que se transcrevem são uma prova do sucesso desta mobilidade:

 “Participei no programa ERASMUS para Itália (Sardenha) e devo dizer que foi uma experiência incrível. Tive a oportunidade de comunicar com outras culturas e de visitar sítios maravilhosos. As paisagens, a simpatia, a comida e a praia foram sem dúvida os aspetos que eu mais gostei. Cagliari foi um lugar que me contagiou, tanto a cidade como as pessoas, uma energia fantástica e alegre. Vou fazer os possíveis para lá voltar porque valeu mesmo a pena. Obrigada a todos.”
 (Maria Vasconcelos, 11º CLH3)

 “Diverti-me imenso nesta viagem à Sardenha. Sem dúvida, aquilo que mais gostei de fazer foi formar novas amizades e conhecer pessoas novas. Adorei visitar a ilha e ficar a conhecer as danças folclóricas de outras países. Espero um dia regressar lá.”
 (Ana Miguela, 10º CSE)

 “Achei esta experiência única e bastante educativa, pois tive a oportunidade de passar uma semana com outras colegas que até aí não conhecia e fazer novas amizades. Também foi bastante importante representar a minha escola e o meu país com a nossa cultura e trajes tradicionais: rancho folclórico. Uma das partes mais importantes para mim foi conviver com os alunos italianos, principalmente, no seu meio e dia-a-dia, coisa que se fosse apenas visitar o local em férias não poderia vivenciar.”
 (Beatriz, 10ºAV)

 “O que mais gostei na mobilidade de Erasmus a Sardenha? Não posso escolher só uma coisa porque aquela semana foi das melhores semanas da minha vida e, definitivamente, nunca me irei esquecer desta experiência. Esperei bastantes meses para conseguir ir em Erasmus mas valeu muito a pena, porque esta mobilidade excedeu muito as minhas expetativas. Confesso que estava muito nervosa e com algum medo de não conseguir fazer amigos. Tudo isso passou quando conheci aquelas pessoas fantásticas que tornaram esta semana ainda melhor. Foram sete dias muito enriquecedores, onde pude conhecer as culturas, tradições e danças dos outros quatro países participantes (Itália, Turquia, Eslovénia e Roménia).
 Acho que o que mais gostei foi do dia do festival. Foi muito divertido e também as idas à praia, que foi o sítio onde nos despedimos. A mobilidade também me ajudou nas minhas capacidades de comunicação e do domínio da língua inglesa.”
 (Francisca Queirós, 12ºCT3)

 “Esta experiência foi uma das maiores e enriquecedoras da minha vida!
 Nesta semana, conheci pessoas incríveis, carinhosas, simpáticas e generosas que fizeram com que esta experiência fosse ainda mais enriquecedora e divertida!
 Foi incrível conhecer a cultura, tradições, comidas, danças e as lindas paisagens da ilha pela qual me apaixonei num piscar de olhos, e foi um privilégio poder representar Portugal, falar-lhes sobre o nosso querido país e o quão rico em cultura e tradições ele é! Durante esta semana visitámos a parte histórica de Cagliari, fomos até Tharros onde visitámos a sua área arqueológica, fomos à praia, fizemos parte de festival de danças folclóricas e também ficamos a conhecer os países de todos os nossos colegas (Eslovénia, Roménia, Itália e Turquia).
 Senti que este projeto teve uma grande contribuição para o meu desenvolvimento pessoal, foi o primeiro passo para a abertura dos meus horizontes e foi essencial para melhorar as minhas capacidades com a língua inglesa.
 A todos os que estão a ler isto e pensam concorrer a um projeto como este, não tenham receios, arrisquem e aproveitem ao máximo cada momento, porque o tempo vai passar a correr! Obrigada a todos os que fizeram parte deste incrível projeto por me proporcionarem tantos momentos incríveis!”
 (Leonor Lopes, 10º CT4)

 Esta mobilidade proporcionou, às alunas e aos professores, aprendizagens únicas e momentos sociais e culturais muito enriquecedores, bem como amizades que ficarão, sem dúvida, registados nas memórias e nos corações de todos.
 Até sempre Cagliari!








Sem comentários:

Enviar um comentário