quarta-feira, 6 de julho de 2022

Educação Inclusiva: da Utopia à Realidade

 Subordinado ao tema, “Educação Inclusiva: da Utopia à Realidade”, no passado dia 23 de junho decorreu na Escola Secundária de Amarante (ESA), uma ação de sensibilização/capacitação destinada aos assistentes operacionais da mesma.
 Esta atividade foi dinamizada pelo grupo de Educação Especial em articulação com a Psicóloga Sílvia Teixeira e a Assistente Social Célia Pinto, da Divisão da Educação da Câmara Municipal e com a receção e abertura da Sra. Diretora da Escola Secundária de Amarante, Dra. Ana Cristina Ribeiro dos Santos.
 Com esta atividade pretendeu-se sensibilizar/capacitar os assistentes operacionais da ESA para o exercício das suas funções, considerando os novos desafios que hoje se colocam ao mundo educativo e melhorar os processos de inclusão, contribuindo desta forma para uma escola efetivamente inclusiva.
 No decorrer desta ação foram partilhadas pelo grupo várias experiências da rotina escolar, emoções, sentimentos e preocupações com que se deparam na prática diária na relação com os alunos. Em sequência, foi ainda debatida a visão da utopia versus a realidade vivenciada na educação inclusiva.
 Para finalizar, foi realizada uma atividade prática, na qual todos foram colocados numa experiência de limitação sensorial e convidados a partilhar as sensações sentidas para trabalhar a empatia na “diferença”.


Sem comentários:

Enviar um comentário