Os alunos das turmas 10º CT4 / CSE, 12º CT2 e 12º CT3 participaram nos dias treze e vinte e nove de abril, por videoconferência, em duas aulas de Física e Química, sobre a energia nuclear, com implementação da metodologia CLIL, conduzidas pelos colegas da escola Zespol szkol w Lamkach, na Polónia, no âmbito do projeto Erasmus+ KA229 Learning and Sharing with CLIL. Nesta atividade participaram ainda os alunos do Instituto Comprensivo 1 Modena, de Itália. Foi usada a plataforma Google Meets, o que permitiu o trabalho colaborativo e a interação entre as várias turmas.
Os alunos das escolas participantes, aplicando a abordagem dos “six thinking hats” de Edward de Bono (factos, benefícios, ameaças, opiniões, desvantagens e possibilidades), investigaram a questão da energia nuclear segundo estes diferentes aspetos, tendo apresentado aos restantes grupos as suas conclusões. Por conseguinte, além de terem aprendido sobre as possibilidades e as ameaças da energia nuclear, os discentes desenvolveram a sua proficiência linguística na língua estrangeira, adquirindo vocabulário básico sobre esta temática em inglês.
Nas imagens, algumas fotografias das duas aulas: num primeiro momento com os nossos alunos ainda em casa, num segundo momento já na ESA, na Sala do Futuro, os alunos italianos no Atelier das Estrelas e os alunos polacos, que seguiram as aulas a partir de suas casas, uma vez que se encontram em quarentena.
Criou-se um clima de saudável debate de ideias e de unidade, mostrando que a partilha é possível, mesmo neste contexto de pandemia.
Sem comentários:
Enviar um comentário