segunda-feira, 3 de maio de 2021

Dia 9 de maio: o dia da Europa


 Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.
 A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.
 O seu discurso mantém um significado que ainda marca a atualidade.
 Pela sua importância, transcrevi duas citações que devemos ter sempre presentes, principalmente neste momento de pandemia e de isolamento social:
 (…) “A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criativos que estejam à altura dos perigos que a ameaçam.”
 (…) “A Europa não se fará de uma só vez, nem de acordo com um plano único. Far-se-á através de realizações concretas que criarão, antes de mais, uma solidariedade de facto.”
 Hoje, embora a paz seja uma realidade nos países da União Europeia (UE), onde os cidadãos vivem em democracia e liberdade, não podemos afirmar que a paz se pode dar por garantida. A manutenção e a consolidação da paz estabelecida entre os Estados-Membros têm de ser identificados como objetivos primordiais da União Europeia, assim como a promoção dos valores humanitários que os europeus promovem e partilham.
 Face à realidade que estamos a atravessar, sabemos que este vírus não conhece nem fronteiras nem cor de pele ou nacionalidades. Todos nos sentimos solidários com as pessoas ao redor do mundo. Estamos profundamente comovidos com a luta heroica dos enfermeiros e enfermeiras, dos médicos e médicas pela vida dos doentes. A pandemia da covid-19 coloca todos os países europeus perante o maior desafio sanitário, social e económico desde a fundação da União Europeia.
 Evandra Almeida; nº12; 12ºCLH1

Robert Schuman

Sem comentários:

Enviar um comentário