quarta-feira, 23 de junho de 2021

Cerimónia do hastear da bandeira verde Eco-Escolas

 A Escola Secundária de Amarante associou a cerimónia do hastear da bandeira verde Eco-Escolas ao Dia Mundial do Ambiente, que é celebrado anualmente a 5 de junho, tendo sido criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972. Este dia é o principal veículo das Nações Unidas para incentivar a consciência mundial e a ação para o ambiente e sustentabilidade.
 O Galardão Bandeira Verde, da Associação Bandeira Azul da Europa, traduz o reconhecimento público da existência, na nossa Escola, de um programa coerente e de qualidade de educação pelo ambiente. Não se trata de um prémio monetário nem de mais um projeto, é antes um programa vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania, que a Fundação para a Educação Ambiental implementa em vários países desde meados dos anos 90.
 Desde o início, a direção assumiu com compromisso e responsabilidade o Programa Eco-Escolas e, juntamente com o envolvimento de todos, as boas práticas ambientais e de sustentabilidade traduziram-se na obtenção deste galardão.
 Ao aderirmos, há três anos, a este programa, em parceria com o Município de Amarante, na pessoa da Dr.ª Lucinda Fonseca, comprometemo-nos com a metodologia de trabalho delineada em sete passos, entre os quais se inclui a constituição do Conselho Eco-Escolas, com um regimento próprio e aprovado por todos os elementos representativos da comunidade escolar. Este é um órgão decisor que analisa, orienta e executa o Plano de Ação, construído tendo por base a Auditoria Ambiental da Escola, a monitorização e avaliação e o trabalho curricular.
 Temos também ao nosso lado o Eng.º Carlos Silva, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), que nos acompanha há dois anos e que nos proporcionou uma fantástica deambulação pelo exterior da Escola Secundária de Amarante, para melhor conhecermos as nossas maravilhosas e saudáveis árvores.
 Este ano foi adquirida uma máquina de tratamento e refrigeração de água, que se encontra no bar dos alunos, e todos os bebedouros da Escola têm filtro de partículas e carvão ativado, evitando, tal como aconteceu no ano anterior, a aquisição de 60.000 garrafas de plástico (informação e colaboração prestada pelo Eng.º Mário Pinheiro). Paralelamente, a Escola adquiriu, em parceria com a coordenadora do projeto Erasmus +, 500 garrafas reutilizáveis em inox, para oferecer aos alunos mais diretamente envolvidos com as atividades Erasmus, Eco-Escolas e Clube do Ambiente.
 A partir do tema Eco-Escolas do ano, “Ar e Espaços Exteriores”, a par de três outros temas que são trabalhados todos os anos (água, resíduos e energia), desenvolvemos diversas atividades e projetos dentro das salas de aula, em parceria e articulação interdisciplinar e transdisciplinar -criação de Eco-Trilhos, Eco-Código, quizzies, website (https://eco-escolas0.wixsite.com/clubedoambiente/post/cerim%C3%B3nia-hastear-da-bandeira-verde-eco-escolas-2020-2021?fbclid=IwAR1RUmwcyuTInXEMyv_wRl-C4hMBONy1BgXv00iLId-uChPfHek7BKByn90), palestras, exposição nacional “Os Suspeitos do Costume”, prémio Orçamento Participativo das Escolas, projeto Blue Planet, etc.
 Destacamos, ainda, todo o trabalho colaborativo dos professores e alunos de Sustentabilidade, Saúde e Património, do 7º ano, na criação de frases para o Eco-Código da Escola, um dos passos obrigatórios deste Programa; dos professores e alunos do 8º ano de escolaridade, na criação de Eco-Trilhos e do projeto “mobilidade sustentável”, pela Professora Paulo Ribeiro e alunos do 8º A; dos alunos de TIC do professor Hélder Barros, na criação de propostas de cartazes para o Poster Eco-Código; dos alunos do 12º ano, Curso Artes Visuais, coordenados pelos professores Júlio Cunha e Manuel Silva na conceção de várias propostas de Eco-Código da Escola Secundária de Amarante, com a finalidade de participar no Concurso Nacional da ABAE e ainda dos professores e o grupo de alunos do 11º CLH1 – Blue Planet, na disciplina Literacia, Comunicação e Pensamento, do Plano de Inovação.

 Destaca-se a articulação mais estruturada com o Plano Nacional de Cinema, Professora Elsa Cerqueira, com a Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Amarante, Professora Isabel Araújo, e com o notável trabalho dos alunos e docentes da Escola, em particular do Professor Rui Rodrigues, Coordenador dos Projetos Múltiplos, nomeadamente na concretização de dois projetos:

 1. Bicicleta Elétrica
 Projeto desenvolvido pela turma do 11º PTMEC, no âmbito da medida 4 do Plano de inovação – Projetos Múltiplos – Ensino Profissional, cujo objetivo principal é a motorização elétrica de uma bicicleta convencional, com duas baterias de chumbo como fonte de energia.
 O protótipo inicial tem como desenvolvimentos futuros: um posto de carregamento solar, instalação de sistema de áudio, mala, alteração para baterias de lítio e alteração dos materiais de partes da estrutura, por exemplo, por madeira ou plástico reciclado.
 2. Ecoponto móvel (amarelo)
 Projeto desenvolvido no âmbito da prova de aptidão profissional – ensino profissional, dos alunos Paulo Gonçalves e Tiago Ribeiro, do 12º PTGEI.
 Trata-se de um robô móvel que se desloca aleatoriamente (evita obstáculos) num espaço frequentado por alunos, por exemplo, o bar da Escola. Esta criação visa incentivar a reciclagem de plástico e evitar lixo no pavimento.
 O protótipo inicial (fase de teste dos sensores ultrassónicos) tem, como desenvolvimentos futuros, a utilização de outras tecnologias sensoriais para a deteção de obstáculos, possibilidade de auto carregamento e alteração para baterias de lítio.
 Por fim, destacamos a oferta de um Hotel de Insetos, pelas mãos da vice-presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Lucinda Fonseca. As abelhas e borboletas contribuem para a polinização de cerca de 80% das plantas. Por sua vez, os insetos auxiliares ajudam a controlar populações de pragas, como é o caso das joaninhas, que se alimentam dos prejudiciais afídios. Apesar do seu papel essencial nos ecossistemas terrestres, a diversidade de insetos está a diminuir drasticamente devido, principalmente, à perda de habitat e à agricultura intensiva. A partir de agora, a comunidade escolar prestará um contributo para promover a biodiversidade.
 Cientes de que tudo o que fazemos no nosso dia a dia tem impacto no ambiente, terminamos com citação de Ban Ki-moon: “Apesar das decisões individuais parecerem pequenas face às ameaças e tendências mundiais, quando biliões de pessoas juntam forças com um objetivo comum, podemos fazer uma diferença tremenda.”.

 Coordenadoras do Programa Eco-Escolas e do Clube do Ambiente
 Isabel Araújo
 Maria Alice Carneiro Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário