sábado, 18 de dezembro de 2021

Mobilidade na ESA no âmbito do projecto Erasmus+ KA229 Open Paths



 De 22 a 27 de novembro foi uma semana diferente na Escola Secundária de Amarante, pois a nossa escola tornou-se ainda mais europeia, dado que acolheu dezasseis alunos e oito professores da Dinamarca, Espanha, Finlândia e República Checa num intercâmbio escolar incluído no projeto Erasmus+ KA229 Open Paths.
 Ao longo destes dias foram desenvolvidas diversas atividades cuja temática condutora foi “Vida na Terra”. Por conseguinte, os discentes estrangeiros, seus colegas portugueses acompanhantes e os professores participaram em workshops sobre a produção sustentável de cogumelos e hortas hidropónicas, dinamizados pelo professor Joaquim Freitas e engenheira Aida Costa; visitaram o Viveiro das Plantas e o CENACEf em Amarante, guiados pelo engenheiro Carlos Silva; palmilharam o Marão com visita guiada pelos engenheiros Rogério Rodrigues e Henrique Pereira, onde lhes foi facultada informação sobre a fauna e flora locais e onde plantaram cinco árvores autóctones; visitaram ainda o viveiro das trutas onde aprenderam sobre o seu sistema de reprodução. Tiveram ainda a oportunidade de conhecer melhor a história e cultura portuguesas ao visitarem o Castelo e o Palácio dos Duques em Guimarães, assim como o Centro Ciência Viva.
 A semana não ficaria completa se não tivesse havido momentos lúdicos com breaking the ice activities, a cargo de António Neto Santana, responsável pelo projeto Aprender com Arte na ESA, atividades desportivas com o professor Alfredo Pinheiro e um jantar de despedida, muito bem servido pela turma 12º PTR-B e seus docentes Moisés Pires e Clarisse Lemos.
 Foi uma semana muito enriquecedora, durante a qual todos os participantes se tornaram cidadãos melhores pelo enriquecimento pessoal, social e linguístico que estes momentos proporcionaram.






Sem comentários:

Enviar um comentário